Diário da Região
ARTES CÊNICAS

Mostra Senac traz teatro, cinema e formação artística a Rio Preto

Programação reúne apresentações, oficinas e debates para valorizar a arte como profissão e como transformação social

por Salomão Boaventura
Publicado em 24/06/2025 às 21:02Atualizado em 25/06/2025 às 09:48
Alunos da turma 6 do curso técnico em teatro do Senac Rio Preto apresentam “A Preguiça e a Cobiça” nesta quinta, 26 (Divulgação)
Alunos da turma 6 do curso técnico em teatro do Senac Rio Preto apresentam “A Preguiça e a Cobiça” nesta quinta, 26 (Divulgação)
Ouvir matéria

Entre o céu e o inferno de Suassuna, as inquietações políticas de Brecht e a força transformadora da arte, Rio Preto se abre para o talento e a formação artística na 18ª Mostra Senac de Artes Cênicas, que acontece até dia 4 de julho.

Com uma programação gratuita e diversa, a programação da mostra percorre o Senac e o Sesc com espetáculos, oficinas, bate-papos e filmes, tudo com um objetivo: aproximar a comunidade da arte em suas múltiplas possibilidades.

PEÇAS

Em Rio Preto, dois espetáculos encenados por estudantes do curso Técnico em Teatro são os destaques. “A Preguiça e a Cobiça” e “Havia Duas Histórias” serão apresentados no Teatro do Sesc na quinta, dia 26.

Misturando elementos de “A Farsa da Boa Preguiça” e “O Auto de João da Cruz”, duas obras de Ariano Suassuna, “A Preguiça e a Cobiça” será apresentada às 19h30. Ambientada no sertão nordestino e com uma linguagem de teatro popular, a encenação propõe uma reflexão leve e simbólica sobre as complexidades do ser humano.

Na mesma noite, às 21h, o palco recebe “Havia Duas Histórias”, espetáculo que une duas obras do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. “A exceção e a regra” provoca o público a refletir sobre os limites entre ética e privilégio, enquanto “Luz nas trevas” desnuda as mazelas da humanidade com a contundência típica do autor.

CINEMA

A programação da mostra também inclui outras linguagens. Nesta quarta, dia 25, às 15h e às 20h, o Senac exibe o filme “Espelho Meu”, dirigido por Alexandre Estevanato. O longa narra a história de Clarice, que enfrenta o delicado processo da mastectomia após o diagnóstico de um câncer de mama. Após a exibição, o público poderá participar de um bate-papo com o diretor sobre o cenário e as oportunidades da produção audiovisual no interior paulista.

Além disso, a 18ª Mostra Senac de Artes Cênicas conta com performances cênicas com participação do público, oficinas de dublagem e direção, reforçando a proposta de integração entre arte, formação e experimentação.

Segundo Murillo Michel, gerente do Senac Rio Preto, a mostra é uma oportunidade de reafirmar a importância da profissionalização nas artes. “A nossa cidade tem um mercado cultural pulsante, com muitos espaços, oportunidades e público. Quando formamos profissionais nessa área, contribuímos não só para o desenvolvimento de carreiras artísticas, mas também para a valorização da cultura local, que gera trabalho, renda e transformação social”, destaca.

As atividades acontecem no Senac Rio Preto e no Teatro do Sesc. As inscrições podem ser feitas pelo link: eventos.sp.senac.br/evento/mostra-senac-de-artes-cenicas.​​​​​​​