Diário da Região
FOLCLORE

Grupo de Olímpia exporta cultura popular para festival no México

Grupo Parafolclórico Frutos da Terra apresenta repertório com samba, frevo, xaxado, baião e ciranda em Xalapa e Coscomatepec, no México

por Salomão Boaventura
Publicado em 17/09/2025 às 19:56Atualizado há 11 horas
Grupo Frutos da Terra participa de festivais no México
com repertório de danças populares (Divulgação)
Galeria
Grupo Frutos da Terra participa de festivais no México com repertório de danças populares (Divulgação)
Ouvir matéria

O compasso do samba, do xote e da ciranda vai ecoar no México, em outubro. O Grupo Parafolclórico Frutos da Terra, de Olímpia, será o único representante brasileiro em dois festivais internacionais no estado de Veracruz, levando ao público a diversidade e o colorido das tradições populares do Brasil.

A turnê começa no dia 7, quando os 23 integrantes — entre dançarinos, músicos e diretores — embarcam rumo à capital Xalapa, onde participam da 8ª edição do Festival Internacional de Folklore, de 8 a 12 de outubro. Em seguida, seguem para a cidade de Coscomatepec, palco da 4ª edição do Festival Internacional de Folklore Coscomatepec Pueblo Mágico 2025, entre os dias 13 e 19.

No repertório, estão manifestações que atravessam diferentes regiões brasileiras: o pau de fitas, o xaxado, o frevo, o baião, a quadrilha, a ciranda e o samba, este último escolhido como símbolo da identidade nacional.

“O Brasil é extremamente rico culturalmente e representá-lo em apresentações curtas exige cuidado. No México, vamos focar na cultura do Sudeste, para enaltecer nossa região e mostrar tradições menos conhecidas mundialmente. Também levaremos danças do Norte e do Nordeste, que são mais populares, e, claro, o samba, que promete contagiar o público”, explica Loraine Melissa Fogagnoli, uma das fundadoras do grupo.

A associação ainda busca apoio financeiro para custear a turnê. O grupo tem projeto aprovado pela Lei Rouanet, que permite a destinação de até 6% do imposto de renda devido, com abatimento do valor, além de aceitar patrocínios diretos via conta da instituição. Informações sobre como ajudar o grupo podem ser obtidas por meio do telefone ou WhatsApp (17) 99741-3178.