Diário da Região
Lazer e informação

Praça do Vivendas, em Rio Preto, recebe evento sobre amamentação neste domingo

Encontro reúne especialistas para falar sobre direitos das gestantes e lactantes, dicas de nutrição e bem-estar; haverá sorteio de brindes 

por Joseane Teixeira
Publicado há 10 horasAtualizado há 6 horas
Praça do Vivendas (Colaboração / Leitor)
Praça do Vivendas (Colaboração / Leitor)
Ouvir matéria

Na manhã deste domingo, 31 de agosto, a Praça do Vivendas, em Rio Preto, se transformará em um espaço de acolhimento, informação e troca de experiências entre especialistas em aleitamento materno e famílias.

O evento "Priorize a Amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis", que é aberto ao público, tem como objetivo falar sobre a importância da amamentação e oferecer suporte para as gestantes, lactantes e tentantes. Haverá sorteio de brindes por meio de inscrição prévia pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfr7nrzaykt6htfSfzXzjfguTxUbh_aW6ajAz6ZIWkhRdIBaQ/viewform?pli=1

O encontro, que começa às 9h, marca o encerramento da campanha mundial Agosto Dourado.

Ana Beatriz Alves Buzatto, pediatra com olhar integrativo e responsável pelo alojamento conjunto do Hospital Santa Casa de Rio Preto, explica que o evento surgiu de uma preocupação com a pouca abordagem sobre o tema neste ano, na região.

“Pensei em uma manhã na praça porque na rotina da pediatria eu falo muito sobre convívio com a natureza, o quanto é importante para a criança e para a mãe estar em um ambiente externo. Reuni profissionais que têm relação também com o público materno infantil e a gente vai falar sobre a necessidade do autocuidado da mãe, da importância da rede de apoio que essas mães precisam ter pra ter sucesso na amamentação”, menciona.

Entre os temas que serão abordados por especialistas como pediatra, nutricionista, odontopediatra, advogada e psicóloga estão:

* Direitos da mulher lactante — com uma advogada especializada

* Nutrição da mãe que amamenta — com dicas reais e possíveis

* Desafios comuns da amamentação e como superá-los de forma acessível

* Mitos mais comuns (como o do "leite fraco") e verdades que libertam

* A importância do acolhimento, da empatia e do autocuidado

* Equilíbrio emocional e o reencontro com a alegria, no cotidiano do maternar

“O objetivo maior dessa mobilização é aumentar o índice de aleitamento materno na cidade. Um encontro pensado com carinho para apoiar, fortalecer e inspirar mulheres que amamentam, ou que desejam amamentar”, completa.

Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é fundamental pois é um alimento completo, rico em nutrientes, que fortalece o sistema imunológico do bebê contra infecções e doenças, além de promover o desenvolvimento cognitivo e emocional. Para a mãe, amamentar ajuda na recuperação pós-parto e reduz o risco de doenças como câncer de mama e diabetes. É recomendado o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê, podendo ser continuado até os dois anos ou mais, como parte de uma alimentação complementar.

Serviço

📍 Data: 31 de agosto

⏰ Horário: Das 9h às 12h

🎗️ Agosto Dourado – Pelo direito de amamentar com apoio e informação

🌳 Local: Praça do Vivendas / São José do Rio Preto

Convidadas:

- Ana Beatriz Alves Buzatto, pediatra com olhar integrativo, responsável pelo alojamento conjunto do Hospital Santa Casa de RP;

- ⁠Gabriella Fonseca, nutricionista materno infantil;

- ⁠Marina Monteiro, Odontopediatra;

- ⁠Dalise Zancheta, consultora em amamentação e fisioterapeuta especialista em bebês;

- ⁠Isabella Borges, advogada especialista em direito da mulher;

- ⁠Talyta Lima, psicóloga parental e perinatal e doula;

- ⁠Nathalia, proprietária da empresa Essepode Baby Friendly (alimentação saudável sem açúcar e adoçantes artificiais para bebês);

- ⁠Juliana Almeida, proprietária da empresa Banguelas (alimentação saudável para bebês e crianças);

- ⁠Cássia Buzzetti, nutricionista e proprietária da empresa Florescer Saudável (alimentação saudável para bebês e crianças);

- ⁠Tatá Penna e Sofi Lacerda, proprietárias do espaço Ser Casa de Brincar e Celebrar