Diário da Região
ARTE E APRENDIZADO

Primeira edição do 'Move Style' acontece neste sábado em Rio Preto

O evento reúne os quatro elementos do Hip-Hop, batalha e momentos de aprendizados com workshops

por Ana Carolina de Almeida*
Publicado em 15/08/2025 às 08:26Atualizado em 15/08/2025 às 11:26
O evento acontece neste sábado, 16, a partir das 13h, na Casa Afro Rio Preto (Divulgação)
O evento acontece neste sábado, 16, a partir das 13h, na Casa Afro Rio Preto (Divulgação)
Ouvir matéria

Celebrando a cultura urbana em todas as suas expressões, a primeira edição do “Move Style” vai reunir, neste sábado, 16, a partir das 13h, os quatro elementos do Hip-Hop na Casa Afro Rio Preto, localizada na avenida José Rodrigues Lisboa, 470, no Jardim Santa Lúcia.

O evento terá a presença do DJ Kayque, conhecido pelo “Baile do Kayque”, e da MC Ana Paula do Hip-Hop, que carrega a cultura como legado e é idealizadora do “Duelo de Titãs”.

A programação inclui a “Batalha All Style”, em que os participantes apresentarão performances de dança acompanhadas de outros dois elementos: DJ e MC.

As premiações para a batalha serão de R$ 200 em dinheiro, um kit vintage e troféu. As inscrições podem ser realizadas até nesta sexta-feira, 15 de agosto, por WhatsApp (17) 99139-3887 ou Instagram @eu_luketa e @xstyleofficial.

Segundo o organizador, Lucas Marques o evento de danças urbanas vai além do entretenimento, abrindo oportunidades para que jovens de bairros periféricos e comunidades vulneráveis tenham acesso a um ambiente saudável de aprendizado e interação. Valorizando também a cultura local e reforçando o orgulho e identidade da cultura Hip-Hop.

Haverá também workshops de danças urbanas para quem deseja aprimorar os movimentos ou aprender novas técnicas.

João Victor conhecido artisticamente como Kalev, artista do movimento, intérprete-criador, professor de danças urbanas e arte-educador, é quem comandará o workshop de dança, voltado à dança de rua e à dança contemporânea. O dançarino acumula prêmios e já participou de festivais de dança nacionais e internacionais, como o CRIA e o SPIN Fest.

Outro nome confirmado é Renan Biduti, que trará sua experiência no Popping, que soma mais de 85 títulos individuais, 200 em grupo. Biduti já levou sua dança para mais de nove países, sendo quatro vezes campeão, sendo tetracampeão sul-americano.

A secretária da Mulher, PCD e Igualdade Racial, Rosicler Pereira Marcolino Quartieri, diz que, como professora de língua portuguesa, acredita que o gênero tem uma importância profunda na sociedade, além de forma de expressão cultural.

“Nessa primeira edição, que acontece na Casa Afro, é fazer com que cada vez mais pessoas conheçam de verdade o equipamento e aproveitem o espaço que lhes é disponibilizado pelo poder público de forma criativa e construtiva, inspirando assim os jovens a se expressarem e a se posicionarem cada vez mais”, afirma a secretária.

“Temos intenção de fazer esse evento pelo menos duas vezes ao ano. A expectativa é de reunir um público diverso, jovens, crianças, famílias e apreciadores da cultura urbana, criando um espaço vibrante de convivência, aprendizado e troca artística. Esperamos uma alta participação nas batalhas e no workshop, para cada vez mais fortalecer a cena Hip-Hop em Rio Preto, conectando artistas, coletivos e público”, completa Lucas.