Diário da Região
MÚSICA

Projeto da dupla Tonny & Kleber celebra a história musical de Rio Preto

Projeto reúne artistas locais, gravação especial e homenagem a Milionário & José Rico

por Salomão Boaventura
Publicado em 15/01/2026 às 03:58Atualizado em 15/01/2026 às 11:27
Tonny & Kleber realizam show “Isso é Rio Preto”, reunindo mais de 25 artistas em celebração histórica da música rio-pretense (Cristiano Furtado/Reprodução Instagram @tonnyekleber)
Galeria
Tonny & Kleber realizam show “Isso é Rio Preto”, reunindo mais de 25 artistas em celebração histórica da música rio-pretense (Cristiano Furtado/Reprodução Instagram @tonnyekleber)
Ouvir matéria

Rio Preto vai se transformar, no sábado, 17 de janeiro de 2026, em um grande palco de memória, afeto e identidade musical. O show “Isso é Rio Preto”, idealizado pela dupla Tonny & Kleber, propõe mais do que uma longa sequência de apresentações: é uma celebração da história sertaneja da cidade, construída por artistas que fizeram — e seguem fazendo — da música um traço permanente da cultura local.

A apresentação, que acontece a partir das 15h, no Estação Sambar, tem ingressos a partir de R$ 40 para pista, no lote 2. As entradas podem ser adquiridas no site Zé do Ingresso.

PROJETO

Com mais de 25 anos de trajetória e reconhecimento nacional, Tonny & Kleber assinam um projeto que nasce da própria vivência com a cena rio-pretense. “O show ‘Isso é Rio Preto’ nasceu do nosso desejo de valorizar a identidade musical de São José do Rio Preto e reconhecer a importância dos artistas que ajudaram a construir essa história. O projeto une memória, trajetória e pertencimento, transformando o palco em um espaço de celebração da cultura sertaneja e da força musical da nossa cidade”, afirma Tonny.

A programação ultrapassa oito horas de duração e reúne mais de 25 artistas no palco, em um verdadeiro mosaico da produção musical local. Estão confirmados nomes como Carreiro & Capataz, Maycon & Renato, Victor & Matheus, Valter Júnior & Vinicius, Éder & Tiago, Seu Moço, Mila Menin, Edy Carlos, Maria Paula, Sambalada, Dioran & Dioracy, Vitor & Gustavo, Joab, Billy, Elaine Cristina, Luma Dantas, entre outros.

O repertório foi pensado como um fio que costura passado e presente do sertanejo. “O repertório reúne canções que marcaram a nossa trajetória como compositores e intérpretes, além de clássicos da música sertaneja, tanto atual quanto antiga. Também fazemos uma homenagem especial aos eternos Milionário e José Rico, ícones fundamentais para a construção e consolidação do sertanejo no Brasil”, diz Tonny.

Essa homenagem ganha um peso ainda maior com a participação especial de Moysés Rico, filho de José Rico, em um momento dedicado à dupla Milionário & José Rico, nomes incontornáveis da história do gênero e da própria relação de Rio Preto com o sertanejo.

Para o público, a promessa é de um espetáculo que vai além da música. “O público pode esperar um espetáculo autêntico, repleto de emoção, histórias, encontros especiais e um repertório que dialoga diretamente com a memória afetiva das pessoas. ‘Isso é Rio Preto’ é um show que exalta a cultura local e reforça o protagonismo de São José do Rio Preto no cenário musical”, afirma Tonny.

GRAVAÇÃO

A produção de vídeo do DVD será comandada pela Trimovie, empresa da própria cidade. Para Wesley Campofredo, um dos sócios, o projeto impõe responsabilidade técnica e simbólica. “Quando vimos o projeto e entendemos o propósito de ser um grande encontro da música rio-pretense, assumimos a responsabilidade de uma entrega do tamanho que o evento merece. É um marco para a cidade e pra nossa empresa iniciar esse grande festival juntos”, afirma.

A gravação consolida o Isso é Rio Preto como algo além de um evento pontual. O DVD passa a funcionar como registro de um momento específico da cena local, reunindo artistas que raramente dividem o mesmo palco e criando um material com potencial de circulação além do público presente.

Além do evento ao vivo, o projeto também marca um passo importante na trajetória da dupla com a gravação do show, que dará origem a um material especial. “A expectativa é a melhor possível. Sempre aguardamos o momento certo para registrar esse projeto, e sentimos que agora ele chegou. A gravação representa um marco na nossa trajetória e também na valorização da música produzida em Rio Preto”, explica o cantor.

A ideia é que o registro ultrapasse o formato tradicional de DVD e funcione como uma vitrine permanente da produção musical local. “Após a gravação e todo o processo de edição, a previsão é que o material esteja disponível nas plataformas de streaming ainda este ano, ampliando o alcance do projeto e levando a identidade musical de Rio Preto para todo o Brasil”, ressalta Tonny.

Ao reunir gerações, estilos e histórias no mesmo palco, “Isso é Rio Preto” reafirma algo que os bons tempos já sabiam: cidade que conhece suas raízes canta mais alto — e por muito mais tempo.