Centro Cultural do Diário recebe a exposição Palimpsestos
Exposição “Palimpsestos” entra em cartaz no Centro Cultural Diário da Região com obras de Eliara Bevilaqua, Jane Arroyo e Patricia Buzzini

Arte e sustentabilidade fazem um profundo diálogo na exposição “Palimpsestos”, que tem sua vernissagem nesta quinta-feira, dia 6, a partir das 19h, no Centro Cultural do Diário da Região. A mostra fica em cartaz até o dia 5 de dezembro.
Com curadoria assinada pelo crítico de arte Oscar D’Ambrosio, a exposição conta com obras de Eliara Bevilaqua, Jane Arroyo e Patrícia Buzzini. Os trabalhos desta mostra são no formato bi e tridimensional, utilizando materiais e suportes variados.
“Em uma sociedade que se caracteriza cada vez mais pela necessidade da sustentabilidade, o reaproveitamento de materiais e a ressignificação deles são uma prioridade. O conceito da exposição é justamente pensar que muito do que nós descartamos e colocamos no lixo pode — e deve — ser reaproveitado, principalmente em termos estéticos”, destaca D’Ambrosio.
AS OBRAS
Nessa perspectiva, as obras trazem vestígios do que foi apagado, sobreposto e refeito, revelando um percurso poético que conecta o fazer artístico à natureza, à sociedade e ao universo interior de cada artista. “Nesta exposição, trago uma série inédita de obras abstratas criadas a partir de facas de corte gráfico, inspiradas em temas ambientais”, relata Patrícia.
“São obras que já existiam, mas às quais damos uma nova roupagem, um novo olhar”, afirma a artista plástica Eliara Bevilacqua, que exibirá dez trabalhos realizados com técnicas diversas, entre elas aquarela e acrílico.
A artista Jane Arroyo apresenta oito obras no estilo mix media, sendo cinco delas já exibidas no Salão de Arte de Vinhedo e no Salão de Arte no Papel, em Itapecerica da Serra. “Estou muito feliz em fazer parte desta primeira exposição no Centro Cultural do Diário da Região”, afirma Jane.
PALIMPSESTOS
Na Idade Média, os palimpsestos surgiram do reaproveitamento de pergaminhos antigos por meio da raspagem do texto.
No sentido figurado, um palimpsesto refere-se a um texto que permite diferentes interpretações.
Na arte, esse conceito nos remete às camadas invisíveis de tinta ou de intervenções artísticas realizadas até se obter o resultado.
BENEFICENTE
Todas as obras expostas estão disponíveis para compra, e parte da renda será revertida para a Proepad — instituição que acolhe, no contraturno escolar, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A instituição oferece atividades de socialização e prevenção ao uso de álcool, drogas e às doenças sexualmente transmissíveis.
Segundo Patrícia Buzzini, arte e ação social andam de mãos dadas: “A ação beneficente de venda das obras, com valores parcialmente revertidos para o Proepad, é uma ótima oportunidade de ajudar a instituição e ainda adquirir obras de arte genuínas, de artistas locais conceituados.”
“Palimpsestos” propõe ao público uma imersão na arte como gesto de memória e transformação. A mostra ficará aberta ao público às quintas-feiras, das 15h às 17h, com a possibilidade de agendamento de visitas pelo telefone (17) 99269-2442.
As visitas regulares à redação, à gráfica e ao acervo do jornal Diário da Região permanecem em funcionamento normal, e também incluirão a exposição.
O Centro Cultural Diário da Região fica na avenida Feliciano Sales Cunha, 1515, Distrito Industrial. (Colaborou Gabriela Costa)