Diário da Região
ENERGIA

Necta anuncia ampliação de rede de gás natural para Rio Preto

Além da ampliação da rede de gás convencional, a Necta também avança na integração de usinas produtoras de biometano da região; empresa é a distribuidora responsável pelo fornecimento de gás natural no Noroeste paulista

por Lucas Israel
Publicado em 01/08/2025 às 11:56Atualizado em 01/08/2025 às 14:56
José Eduardo Moreira, CEO da Necta Gás Natural (Divulgação/Necta Gás Natural)
José Eduardo Moreira, CEO da Necta Gás Natural (Divulgação/Necta Gás Natural)
Ouvir matéria

A Necta Gás, distribuidora responsável pelo fornecimento de gás natural canalizado no Noroeste paulista, apresentará na próxima segunda, dia 4 de agosto, seu plano de expansão para Rio Preto. O projeto prevê o início das obras em 2026.

Além da ampliação da rede de gás convencional, a Necta também avança na integração de usinas produtoras de biometano da região — combustível renovável gerado a partir de resíduos da cana-de-açúcar — ao seu sistema de distribuição.

O projeto será detalhado em dois encontros: às 10h, com prefeito Coronel Fábio Candido e seu secretariado; e às 14h, em reunião com empresários na sede da Associação Comercial e Empresarial (Acirp).

Durante os encontros, a empresa detalhará os investimentos e a infraestrutura planejada para levar o gás natural ao município, beneficiando residências, comércios, indústrias e postos de combustíveis. "A chegada do insumo representa um marco para o desenvolvimento econômico e sustentável da região, e integra os projetos estruturantes da Governança Colaborativa de São José do Rio Preto, grupo que articula ações de médio e longo prazo para o município", afirma a empresa, em nota.

A empresa lista como benefícios da rede de gás natural a redução de custos energéticos para empresas e consumidores; energia mais limpa, com menor emissão de poluentes, aumento da competitividade industrial e atração de investimentos, fornecimento contínuo e seguro de energia, incentivo ao uso de biocombustíveis e preservação ambiental.

Segundo Germano Hernandes Filho, presidente da Governança Colaborativa, a iniciativa está alinhada às diretrizes estratégicas do grupo, especialmente no eixo de combustíveis de baixo carbono. “É uma revolução energética aplicada ao presente, com reflexos imediatos na competitividade industrial e na atração de novos projetos, como datacenters que exigem fornecimento confiável de energia”, afirma.

Para o CEO da Necta, José Eduardo Moreira, a chegada do gás natural marca um avanço estratégico para o município. “A parceria com a Acirp e o Sinduscon, por meio da Governança Colaborativa, reforça nosso compromisso com o desenvolvimento regional e com a construção de um futuro mais verde”, destaca.

PARTICIPAÇÃO

A reunião com os empresários será aberta ao público interessado, mediante inscrição gratuita pelo telefone da Acirp: (17) 3214-9433. No encontro, representantes da Necta também estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e apresentar as etapas do projeto.