Diário da Região

Prêmio Acirp divulga vencedores de 2025

Processo de avaliação tem foco em boas práticas de gestão, sustentabilidade, inovação e compromisso com a comunidade

por Lucas Israel
Publicado em 06/10/2025 às 20:48Atualizado em 07/10/2025 às 11:31
Diário da Região
Galeria
Diário da Região
Ouvir matéria

A Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto divulgou a lista dos nove vencedores da 67ª edição do Prêmio Acirp 2025. Desde 1956, o Prêmio Acirp já homenageou mais de 500 empresas, sendo o mais longevo e respeitado reconhecimento empresarial do interior do Estado de São Paulo.

Segundo a entidade, o processo de avaliação é criterioso, com foco em boas práticas de gestão, sustentabilidade, inovação e compromisso com a comunidade. A solenidade de entrega do Diploma de Mérito será feita no dia 11 de novembro, reunindo empresários, autoridades e representantes de diversos setores produtivos da cidade e região.

“O Prêmio Acirp é o reflexo do que Rio Preto tem de melhor: pessoas e empresas que acreditam, investem e fazem acontecer. É um reconhecimento ao esforço coletivo de quem transforma a cidade em um polo econômico de referência”, destaca o presidente da entidade, Jean Daher.

A edição 2025 é composta por nomes que representam diferentes faces da economia local e ilustram a diversidade e a força empreendedora da cidade. Do agronegócio à tecnologia, da tradição à juventude empreendedora, os vencedores simbolizam a diversidade e a força produtiva de Rio Preto.

No agronegócio, o destaque é a Agro Puglieri, comandada por Norival Osvaldo Puglieri. No comércio, o reconhecimento foi para a Serdal Atacado de Papelaria, de Maurício Cunha Joaquim. Na indústria, a vencedora é a Metaltec do Brasil Equipamentos Industriais, dirigida por Rosana Agrelli.

O título de Jovem Empreendedor será entregue a Guilherme Constancio, da Aptitude Escola de Comunicação. A Horeb Comunicação, de Thaís Nogueira Corrêa de Melo, foi reconhecida na categoria Micro e Pequena Empresa.

Na categoria Mulher Empreendedora, o prêmio será concedido a Kelly Bernardo, do Dguste Group. “Receber o prêmio Mulher Empreendedora da Acirp é uma honra que representa não somente uma conquista pessoal, mas o reconhecimento de um trabalho construído com propósito, planejamento e compromisso. A jornada empreendedora é repleta de desafios — da gestão de pessoas à inovação constante, da necessidade de eficiência operacional à responsabilidade social que o setor exige”, afirmou a Kelly.

O setor de Serviços teve como destaque Sérgio Luis Rosa, da Verhaw IT. “Receber esse prêmio da Acirp é motivo de satisfação e alegria. Muita gratidão por toda essa jornada e por receber esse prêmio justamente no mês que comemoramos 16 anos de estrada. Nossa região está se consolidando cada vez mais como polo tecnológico no interior do estado e referência nacional em tecnologias e serviços”, disse Sérgio.

Na categoria Tradição, a homenageada é a ULTRA-X, de Antônio Fernando Lins de Paiva. “Completar 70 anos e ser reconhecida com o Prêmio Acirp na categoria Tradição reafirma o nosso papel como referência em diagnóstico por imagem, laboratório e medicina nuclear. É o resultado de um trabalho consistente, sustentado por qualidade, inovação. Desde a fundação, investimos em tecnologia de ponta e em processos que aprimoram a precisão dos exames e a experiência do paciente. O prêmio reforça que tradição e tecnologia podem caminhar juntas”, afirmou o CEO.

O título de Empreendimento do Ano foi concedido ao Assaí Atacadista, por indicação do corpo diretivo da Acirp. O reconhecimento considera o impacto econômico e social da instalação da empresa em São José do Rio Preto, especialmente pela geração de empregos, investimentos e movimentação da cadeia produtiva local.

COMO É O PRÊMIO

Segundo a Acirp, o processo de avaliação que define os vencedores do prêmio é composto por duas fases de análise, que envolvem desde o preenchimento de um extenso formulário — com 59 perguntas sobre gestão, inovação e sustentabilidade — até a entrega de um Book de Evidências, com documentos e registros que comprovam cada informação.

"O modelo adotado pela Acirp transforma o próprio processo de inscrição em uma verdadeira consultoria, oferecendo às empresas participantes um diagnóstico detalhado de suas práticas. Mesmo quem não vence sai com aprendizado e um mapa claro de oportunidades de melhoria", diz a Associação.

Entre os critérios avaliados estão a adoção de políticas ESG, inovação tecnológica, valorização de colaboradores, controle de processos e ações de responsabilidade social. Tudo sob a supervisão de uma comissão de diretores da entidade, e com base no Código de Ética da Associação.

“Mais do que celebrar resultados, o prêmio celebra valores. Ele mostra que crescer com propósito, ética e inovação é o que sustenta o desenvolvimento de uma cidade inteira. A 67ª edição do Prêmio Acirp não somente homenageia empresas. Ela conta histórias. Histórias de trabalho, coragem e visão, que continuam escrevendo, dia após dia, o futuro econômico de Rio Preto”, reforça o Daher.

PRÊMIO ACIRP 2025

Agronegócio

  • Agro Puglieri - Norival Osvaldo Puglier

Comércio

  • Serdal Atacado de Papelaria - Maurício Cunha Joaquim

Indústria

  • Metaltec do Brasil Equipamentos Industriais - Rosana Agrelli

Jovem Empreendedor

  • Guilherme Constancio - Aptitude Escola de Comunicação

Micro e Pequena Empresa

  • Horeb Comunicação - Thaís Nogueira Corrêa de Melo

Mulher Empreendedora

  • Kelly Bernardo - Dguste Group

Serviços

  • Verhaw IT - Sérgio Luis Rosa

Tradição

  • ULTRA-X - Antônio Fernando Lins de Paiva

Empreendimento do Ano

  • Assaí Atacadista