‘Chapolin’ de Rio Preto escreve seu nome no MMA internacional
Conheça a história do lutador natural de Buritama, além de algumas de suas conquistas na carreira

Nascido em Buritama-SP e residente de Rio Preto, Eduardo Henrique, mais conhecido como Eduardo ‘Chapolin’, é um dos representantes do “Maquininha do Futuro”, um projeto social que atende mais de 2.000 pessoas por mês e transforma vidas por meio do esporte desde 2011.
Em sua carreira de lutador, ele construiu trajetória marcada por conquistas expressivas, como um cartel de 14 vitórias conquistadas na Legacy Fighting Alliance, LFA, uma liga reconhecida mundialmente como a principal plataforma de desenvolvimento de lutadores para grandes competições do MMA internacional, como o UFC; desses triunfos, 7 foram por nocaute, 4 por finalização e 3 por decisão; ele terminou campeão mundial do evento na categoria peso-mosca.
Especialista em combinações de boxe e kickboxing, Chapolin acumula 69 vitórias na modalidade, títulos nacionais e internacionais, chegou a participar do reality “The Ultimate Fighter 33” e atualmente é um dos principais nomes brasileiros fora do UFC.
Nos últimos dias, esteve presente no “Dana White’s Contender Series” e retornou com um grande resultado.
O lutador conquistou uma vitória por decisão unânime sobre An Tuan Ho, ampliando sua sequência positiva para cinco triunfos consecutivos e consolidando um cartel de 15 vitórias e apenas 2 derrotas; a performance de Chapolin foi marcada pela superioridade em todos os rounds. Com essa vitória conquistada na competição, Eduardo “Chapolin” reforçou a sua posição como um dos principais nomes brasileiros em ascensão no cenário internacional do MMA, e segue se aproximando cada vez mais de seu objetivo de conquistar espaço definitivo no UFC.
Antes de enfrentar An Tuan Ho, Chapolin chegou a comentar sobre o seu desejo de estar presente na maior competição de MMA do planeta. “Respeito muito o Ho, mas esse é o momento da minha vida. O Brasil tem tradição no peso-mosca e quero ser o próximo a carregar essa bandeira no UFC”, disse.
O sucesso internacional de Eduardo Henrique, o ‘Chapolin’ tem servido de inspiração para jovens da região, que veem no atleta a prova de que o interior paulista também pode revelar estrelas mundiais do MMA.
(Estagiário sob supervisão de Lucas Israel e Milton Rodrigues)