Diário da Região
100ª edição

Atletas de Rio Preto vão para São Silvestre

Assessorias esportivas da cidade lotam vans e até onibus para levar corredores da cidade para a prova que chega a sua histórica 100ª edição

por Marco Antonio dos Santos
Publicado em 29/12/2025 às 22:20Atualizado em 30/12/2025 às 10:28
Assessoria Lorenzatto vai levar 36 atletas para São Silvestre  (Divulgação)
Galeria
Assessoria Lorenzatto vai levar 36 atletas para São Silvestre (Divulgação)
Ouvir matéria

Centenas de rio-pretenses participam da Corrida Internacional de São Silvestre na manhã desta quarta-feira, 31, que chega à 100ª edição. Para estar entre os 55 mil corredores inscritos nos 15 quilômetros da prova, assessorias esportivas da cidade chegaram a fretar vans e ônibus para transportar os atletas até São Paulo.

O treinador Rafael Santos, da RP Move, levará 56 alunos em um ônibus fretado. Ele participa da São Silvestre desde 2015 como atleta e explica que a preparação exigiu meses de treinamento. “O foco foi preparar o grupo para enfrentar trechos duros do percurso, com subidas de até 1,5 quilômetro, como a da avenida Brigadeiro Luís Antônio”, afirmou.

“Todo mundo fica empolgado para correr a São Silvestre, porque é uma prova histórica. Chegar à centésima edição transforma a corrida em uma grande festa esportiva”, disse o treinador, de Rio Preto.

Para Igor Lorenzatto, outro dono de assessoria esportiva, a São Silvestre representa um marco pessoal. Ele participou da prova pela primeira vez em 2014, experiência que influenciou diretamente sua decisão de seguir na corrida de rua enquanto cursava educação física. Neste ano, ele levará 36 alunos para a prova.

“A corrida mexeu comigo de um jeito que me impulsionou a abrir a assessoria que tenho hoje. É muito emocionante estar em uma prova que reúne gente de todo o Brasil e até de outros países, no último dia do ano”, afirmou.

Já Leandro Alves, da LeRunners, preparou até uma camiseta especial, com o símbolo da prova, para o grupo. “Esta São Silvestre tem um gosto especial. Não foi fácil para todo mundo se inscrever, houve muita procura e a organização precisou até fazer sorteio das vagas remanescentes”, contou.

O roteiro da maioria dos atletas de Rio Preto é parecido. Os corredores viajam para São Paulo nesta terça-feira, 30, para retirar kit, camiseta e número de peito no último dia de entrega. Após a prova, na manhã de quarta-feira, almoçam e retornam de ônibus, a tempo de chegar em Rio Preto para a virada do ano com a família, exibindo a medalha comemorativa da 100ª edição.

A prova

A programação de largadas começa às 7h25, com a saída dos atletas da categoria PCD cadeirantes. Às 7h40 ocorre a largada da elite feminina, seguida pela elite masculina, às 8h05. Na sequência, às 8h06, largam os atletas PCD das demais categorias. O pelotão premium, masculino e feminino, tem largada prevista para 8h08, e o pelotão geral sai às 8h10.

A organização informa que a largada do pelotão geral será dividida em ondas, conforme o ritmo indicado na inscrição. A orientação é para que todos os corredores cheguem ao local da largada com pelo menos 45 minutos de antecedência.