Diário da Região
PARALÍMPICOS DE SÃO PAULO

Equipe do Lucy Montoro conquista segundo lugar geral nos Jogos Paralímpicos do estado

Equipe representou a cidade de Rio Preto e obteve grandes resultados na competição, com medalhas, pódios e recorde histórico

por Caio Santana*
Publicado em 26/09/2025 às 13:37Atualizado em 26/09/2025 às 13:37
Equipe do Lucy Montoro, de Rio Preto, conquista segundo lugar geral em Jogos Paralímpicos de São Paulo (Divulgação)
Galeria
Equipe do Lucy Montoro, de Rio Preto, conquista segundo lugar geral em Jogos Paralímpicos de São Paulo (Divulgação)
Ouvir matéria

Representando Rio Preto, a equipe do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro conquistou o segundo lugar geral no atletismo nos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp), realizados no final de semana, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na capital paulista. A equipe retornou a Rio Preto com 28 medalhas de ouro e 6 de prata.

A atleta Ana Paula estabeleceu o recorde brasileiro de lançamento do dardo. Na natação, os atletas do Lucy Montoro ganharam uma medalha de ouro e uma de prata.

“Muitos participaram de uma competição oficial pela primeira vez e já se classificaram para a fase final dos Jogos Abertos. Isso mostra a força do projeto esportivo do Instituto Lucy Montoro em parceria com a Funfarme, que forma não só atletas, mas também cidadãos, oferecendo um novo horizonte e até a possibilidade de uma carreira profissional no esporte”, ressaltou Octávio Marques, educador físico do Lucy Montoro.

Esta foi a segunda seletiva para atletismo e natação destes Jogos Paralímpicos, realizados pelas Secretarias de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência do estado de São Paulo, e que reuniram mais de 190 paratletas das regiões esportivas de Campinas (5ª) e São José do Rio Preto (6ª).

A atleta Ana Paula, paciente do Lucy Montoro bateu o recorde brasileiro e foi medalhista durante a competição. “Depois do AVC isquêmico em 2014, encontrei no esporte um novo horizonte. No último fim de semana participei do campeonato de dardo, disco e peso e bati o recorde brasileiro na classe F33. Esse resultado me encheu de alegria e mostrou que a limitação não nos impede de chegar ao auge. Com disciplina, treino quatro vezes por semana, tenho ótimos técnicos e uma equipe incrível ao meu lado. A vida não acabou, ela se reinventou.”

Os três atletas com os melhores índices em suas respectivas classes e categorias no atletismo e na natação garantiram vaga direta na final estadual dessas duas modalidades, que acontece entre 6 e 9 de novembro.

Para a Regina Chueire, diretora do Lucy Montoro de Rio Preto, é um orgulho para Rio Preto e para a Funfarme ver o resultado positivo no esporte e na vida dos atletas. “É uma alegria ver nossos pacientes e ex-pacientes, que muitas vezes nunca tiveram contato com o esporte, se tornarem atletas, medalhistas e campeões. O esporte transforma a vida, potencializa a reabilitação e melhora a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Neste mês da luta da pessoa com deficiência, é um orgulho celebrar tantas conquistas.”, afirmou.