Diário da Região
QUINTA DIVISÃO

Jogador do Tanabi denuncia caso de racismo em partida em Limeira

Durante o empate entre Independente de Limeira e Tanabi, na semifinal da quinta divisão Paulista, lateral do Índio da Noroeste denunciou atos racistas da torcida adversária

por Caio Santana*
Publicado em 12/08/2025 às 14:36Atualizado em 12/08/2025 às 17:36
Momento em que o árbitro paralisa a partida após caso injúria racial (Reprodução/Futebol Paulista)
Momento em que o árbitro paralisa a partida após caso injúria racial (Reprodução/Futebol Paulista)
Ouvir matéria

A partida entre Independente de Limeira e Tanabi, realizada no último domingo, 10, foi interrompida aos 43 minutos do segundo tempo, quando o jogador do time visitante Diogo Vieira se dirigiu ao árbitro da partida para denunciar caso de racismo. O jogo foi no Estádio Agostinho Prada, em Limeira, válido pela semifinal do Paulista Sub-23 Segunda Divisão.

Segundo relatou o árbitro Juliano José Alves na súmula, o atleta disse que torcedores usaram palavras como “macaco”, “gorila” e “preto do c….”.

Após o relato do acontecimento, o árbitro cruzou os braços para confirmar a acusação e cumpriu o protocolo antirracista adotado pela Fifa desde 2024 para identificar casos de racismo. Com a partida já encerrada, Juliano José Alves registrou a denúncia de Diogo Vieira em sua súmula, dizendo que o jogador foi em sua direção e disse: “Professor, me chamaram de: 'seu macaco, gorila, seu preto do c…...'. Ressalvo ainda que a equipe de arbitragem não ouviu e não presenciou o ato de racismo informado por este jogador, e não foi possível identificar o autor das ofensas racistas proferidas ao jogador.”

As duas equipes emitiram notas oficiais em relação ao ocorrido, após o encerramento da partida realizada em Limeira. O Tanabi parabenizou a equipe de arbitragem pelo cumprimento do protocolo antirracista e repudiou o caso.

“Reconhecemos a importância de atitudes como essa para a construção de um futebol mais justo, respeitoso e igualitário. A condução do episódio pela arbitragem foi exemplar e merece nosso reconhecimento. Seguimos confiantes de que a Federação tomará a melhor decisão possível diante dos fatos, reafirmando o compromisso de todos com o combate ao racismo no esporte”, nota oficial do Tanabi.

“O Independente Futebol Clube vem a público reforçar seu compromisso contra o racismo ou qualquer forma de discriminação. Ao mesmo tempo, se coloca à disposição das autoridades para contribuir com o esclarecimento de quaisquer fatos eventualmente ocorridos em seu estádio ou demais dependências. Para isso, aguardamos a publicação da documentação oficial da partida”, nota oficial do Independente.

Após o caso, o jogador Diogo Vieira disse que queria seguir na partida e o jogo foi retomado, terminando em 1 a 1. As equipes voltam a se enfrentar no sábado, 16, em Tanabi, às 15h, no Estádio Prefeito Alberto Víctolo, o Albertão. Quem vencer avança para a final e garante classificação para a Série A-4 do Paulista.