Diário da Região
RUMO A LIBERTADORES

Mirassol tem 92% de chances de se classificar para a Libertadores, segundo a UFMG

Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais ainda afirma que o Leão não tem mais qualquer possibilidade de rebaixamento para a Série B

por Caio Santana*
Publicado em 23/09/2025 às 17:33Atualizado em 23/09/2025 às 17:33
Mirassol tem mais de 90% de chance de se classificar para a Libertadores, segundo a UFMG (Divulgação/Marcos Freitas)
Galeria
Mirassol tem mais de 90% de chance de se classificar para a Libertadores, segundo a UFMG (Divulgação/Marcos Freitas)
Ouvir matéria

O Mirassol tem 92% de chances de garantir a sua classificação para a próxima edição da Copa Libertadores, segundo os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, que também concluiu que o time comandado pelo técnico Rafael Guanaes tem 2,5% de chances de ser campeão do Brasileirão, logo em sua primeira participação na elite.

Os quatro primeiros colocados do campeonato garantem vaga direta na Libertadores. Quinto e sexto ficam com vaga na pré-Libertadores. O número de vagas pode aumentar a depender de quem for campeão da Libertadores e da Sul-Americana.

Com 42 pontos somados em 23 jogos, o Leão está a uma vitória de alcançar os tão sonhados 45 pontos e, confirmar de vez, a sua permanência na Série A do Brasileirão para a temporada de 2026. Mas segundo a UFMG o torcedor do Mirassol pode ficar despreocupado, já que a universidade mineira concluiu que o time não tem mais qualquer possibilidade de ser rebaixado para a Série B.

O Departamento de Matemática da UFMG revelou que Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro tem 99% de chances de garantirem suas vagas na Libertadores do próximo ano. Os três clubes também aparecem à frente em relação à disputa pelo título do Brasileirão, com o Verdão com a maior possibilidade, 40,3%, seguido de Flamengo com 32,6% e Cruzeiro com 23,8%.

Na parte de baixo da tabela, na disputa contra o rebaixamento, o Sport é quem aparece com a maior porcentagem, 90,5%. Com a vitória diante do São Paulo no último fim de semana, o Santos diminuiu a sua possibilidade de queda, mas segue com alerta ligado aparecendo com 15,8%. Com 29,8%, o Vasco é mais uma equipe que precisa ficar atento com o decorrer da competição para evitar um quinto rebaixamento em sua história.