Diário da Região
MOMENTO DE DEFINIÇÃO

Data Fifa tem rodadas decisivas em eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026

Ásia, África, América do Norte e Europa fazem rodadas decisivas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026; sorteio dos grupos acontece em três semanas, no dia 5 de dezembro

por Lucas Israel
Publicado em 13/11/2025 às 03:40Atualizado em 13/11/2025 às 09:37
França, de Mbappé, garante vaga se vencer a Ucrânia em casa (Divulgação/FIFA)
Galeria
França, de Mbappé, garante vaga se vencer a Ucrânia em casa (Divulgação/FIFA)
Ouvir matéria

Com a Copa do Mundo de 2026 já marcado para os meses de junho e julho nos Estados Unidos, Canadá e México, o panorama das eliminatórias entra na fase de definição: enquanto a América do Sul, por exemplo, já definiu suas situações, outros, como a Europa, ainda decidem os classificados diretos e as repescagens. A data fifa que começa nesta quinta-feira, 13, irá encaminhar boa parte das 48 vagas para o maior torneio de futebol do mundo.

Isso porque em três semanas, no dia 5 de dezembro, a Fifa realiza no Kennedy Center, em Washington, capital dos EUA às 13h (de Brasília), a definição dos grupos para o Mundial de 2026. Dias antes, porém, em Zurique, na Suíça, no dia 20 de novembro, o sorteio da repescagem mundial, que ocorrerá em março de 2026 em solo americano.

A repescagem global terá a presença de seleções da África, América Central e do Norte, América do Sul, Ásia e Oceania. A Europa tem uma repescagem própria, que ocorrerá no mesmo período.

África

As Eliminatórias africanas definiram as nove vagas diretas para a Copa-2026. O processo agora está na fase da repescagem continental: os quatro melhores segundos colocados dos grupos disputam semifinal e final para decidir quem vai à repescagem intercontinental.

Já estão garantidas as seleções de Senegal, Costa do Marfim, África do Sul, Cabo Verde, Gana, Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia. Este será o mundial com o maior número de seleções africanas da história.

A repescagem continental, que vale uma vaga na repescagem mundial terá Camarões, Congo, Gabão e Nigéria. Os jogos serão disputados em campo neutro, na Argélia, em formato de semifinal e final. Quem vencer, terá a chance de disputar uma última vaga no mundial.

América Central

Na Concacaf, que reúne as seleções da América Central e da América do Norte, nenhuma seleção que disputa as eliminatórias ainda garantiu vaga. Os anfitriões da Copa do Mundo (EUA, Canadá, México) já estão garantidos.

Restam três vagas diretas para os campeões de cada grupo (são 12 equipes divididas em três grupos de quatro equipes), enquanto os dois melhores segundos colocados vão para a repescagem intercontinental.

Restam duas rodadas. Atualmente, Suriname, Jamaica e Honduras estariam classificados, enquanto Curaçao e Costa Rica iriam para a repescagem global.

América do Sul

A Conmebol é a única confederação que tem tudo definido, com as eliminatórias já totalmente encerradas. Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai estão garantidos no mundial, enquanto a Bolívia irá disputar uma das vagas da repescagem nos EUA.

Ásia

A Ásia foi o primeiro país a confirmar um país classificado para o mundial, mas ainda precisa definir quem será o representante do continente na repescagem global. Arábia Saudita, Catar, Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão, Jordânia e Austrália já estão de malas prontas.

A vaga na repescagem mundial começa a ser decidida nesta quinta-feira, às 13 horas, entre Emirados Árabes Unidos e Iraque.

Europa

O cenário mais atrasado está na Europa, que, até o momento, só definiu uma das 12 vagas diretas a que tem direito: a Inglaterra já garantiu matematicamente a presença na Copa do Mundo.

Ao todo, são 12 grupos que variam entre quatro, cinco ou até seis equipes. Todos os líderes de grupos garantem vaga no mundial, enquanto os vice-líderes dos grupos fazem a repescagem europeia. O continente não participa da repescagem global.

Restam duas rodadas para o fim das eliminatórias. Suíça, França, Espanha, Portugal, Holanda, Áustria, Noruega, Bélgica e Croácia podem garantir suas vagas logo na primeira partida. Todas elas lideram seus grupos e, em alguns casos, têm jogos a menos que seus principais concorrentes.

Outras seleções, porém, vivem situação delicada, como a Itália, que precisaria vencer ambos os jogos que restam, um deles contra a Noruega, e descontar uma diferença de 16 gols de saldo em relação aos noruegueses para conseguir a vaga direta ao mundial. A Alemanha também vive situação complicada. Está empatada com a Eslováquia na liderança do Grupo A, com 9 pontos, e precisa ganhar ambos os jogos que restam para conseguir a vaga para o Mundial. O último jogo é justamente contra a Eslováquia, prometendo emoção até o final.

A repescagem europeia mistura não só os segundos colocados, mas também as melhores equipes da Liga das Nações, competição criada para movimentar o calendário de seleções do Velho Continente fora dos períodos de Copa do Mundo e de Eurocopa.

Serão os 12 melhores segundos colocados de cada chave com as quatro melhores seleções da Liga das Nações que não estiverem classificadas para a copa e nem entre as 12 vice-líderes de cada chave. As equipes se enfrentam em regime de mata-mata divididas em quatro chaves. O vencedor de cada chave avança para o mundial. Os jogos serão em março de 2026.

Oceania

Na Oceania, os representantes já estão definidos. A Nova Zelândia tem vaga direta ao mundial, enquanto a Nova Caledônia irá tentar uma vaga via repescagem mundial.