Diário da Região

Polícia Militar faz corrida de 17km em Rio Preto

Com 2,4 mil inscritos, a prova tem percurso inédito, com trajeto pelas principais avenidas da cidade como Alberto Andaló, Bady Bassitt e Philadelpho Manoel Gouveia Neto e passagem pela região do Calçadão; prova é neste domingo

por Marco Antonio dos Santos
Publicado em 12/09/2025 às 22:35Atualizado em 13/09/2025 às 09:14
Diário da Região
Galeria
Diário da Região
Ouvir matéria

O 17º Batalhão da Polícia Militar (BPMI) de Rio Preto promove neste domingo, 14, a 6ª edição da Corrida da PM. Serão 2,4 mil atletas com três opções de percursos, 5 km, 10 km e inéditos 17 km, com trajetórias pela região central da cidade e Represa Municipal.

Serão duas largadas. A primeira será para quem vai correr os 17 km, com saída da frente do Teatro do Sesi, passagem pelas principais avenidas da região central, Duque de Caxias, Lino José de Seixas, Philadelpho Manoel Goveia Neto, Bady Bassitt, Alberto Andaló e Nadima Dahma, com chegada novamente no Teatro do Sesi.

Por conta do risco de altas temperaturas no domingo, a largada dos 17k será às 6h30. Às 7h, saem os atletas dos 5k e 10k. Para evitar o risco de desidratação dos atletas, ao longo dos percursos vão ter pontos de hidratação.
Para segurança dos corredores, em todos os trechos vão ter interdições parciais do trânsito de veículo, com equipes da PM, para garantir que todos os motoristas respeitem as delimitações.

Segundo o tenente-coronel Fabiano Crestani, comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, a corrida faz parte das comemorações dos 61 anos de criação do batalhão responsável pelo patrulhamento de Rio Preto.

“Uma corrida que está na sexta edição, que começamos de uma forma bem singela, há seis anos, com poucos inscritos e neste anos chegamos a 2.400 inscritos. É uma corrida sem fins lucrativos. Toda a renda é revertida para o próprio corredor, em forma de boa qualidade da camiseta, kit e de pós-evento. Esse ano teremos uma corrida kids”, diz o oficial que também é corredor de rua.

Responsável pela organização da corrida, Alexandre Pinhel, sócio-proprietário da Rax Eventos, afirma que atletas vão gostar muito dos três percursos, principalmente, aqueles que vão participar dos 17k.

“Neste percurso, os corredores vão curtir um trajeto diferente de todas as provas, como passar pelo complexo de Viadutos João 23, popularmente conhecido como Jordão Reis, as pontes Abreu Sodre e a ponte Estaiada. Outro fato bacana será o percurso pela região central, inclusive, passando perto da nossa Catedral de São José, será memorável”, diz Alex.

Líder de assessoria de treinamento, Leandro Neves, diz que a corrida da PM é bem esperada pelos atletas, tanto por conta do kit bem generoso de brindes, percurso desafiador e pós-prova.

“Com percursos desafiadores de 5, 10 e 17 km, além de um excelente kit e brindes para os participantes. Mais do que competir, será um momento de superação, união e celebração do esporte. Após a prova, vamos aproveitar a oportunidade de confraternizar e fazer aquele churrasco no local do evento, fortalecendo ainda mais os laços de amizade e espírito esportivo”, diz o líder de equipe.

Corrida Pró HB

A primeira edição da corrida Vida e Movimento será realizada no dia 13 de setembro, às 17h, na Praça José Gerosa, no bairro Vivendas, em Rio Preto. romovido pela Farmácia Grindélia e pela fourlab, o evento terá corrida de 5 km e caminhada de 3 km, além de espaço kids, com toda a renda revertida ao Hospital de Base.

Durante a prova, a Praça do Vivendas se transformará em um espaço de convivência e bem-estar. As famílias também terão à disposição um espaço kids com monitores, garantindo diversão segura para as crianças, além de uma ação pet, coordenado pela Petiatria, que permitirá a integração de tutores e animais de estimação em um ambiente acolhedor. (MAS)