Diário da Região
JUAN IZQUIERDO

São Paulo homenageia uruguaio

por Agência Estado
Publicado há 20 horasAtualizado há 17 horas
Ouvir matéria

O São Paulo apresentou, nesta quarta-feira, uma nova camisa em homenagem ao uruguaio Juan Izquierdo, ex-zagueiro do Club Nacional, que morreu após passar mal durante jogo da Copa Libertadores, em agosto de 2024.

São Paulo lança camisa em homenagem a Juan Izquierdo, do Club Nacional, que morreu após passar mal em jogo no Morumbis.

“Juan Izquierdo, que nos deixava há exatamente um ano, será sempre lembrado pela torcida tricolor. Essa camisa homenageia e eterniza o nosso respeito e carinho à família, aos amigos, ao Club Nacional e a seus torcedores”, escreveu o clube nas redes sociais, junto ao vídeo de lançamento.

Diferente das cores tradicionais do time, a camisa foi lançada em azul claro. Na parte traseira, traz um detalhe com a inscrição “Por siempre Juan”, além das datas 1997 – 2024, em referência ao nascimento e morte do jogador.

Outro detalhe é a frase: “Ele vestia outra camisa, caiu em nosso chão, cercado pelo nosso povo. Ali, tornou-se parte da nossa história”, estampada junto às bandeiras do Brasil e do Uruguai.

Izquierdo passou mal durante a partida contra o São Paulo, no Morumbis, válida pelas oitavas de final da Libertadores. O time brasileiro vencia por 2 a 0 quando o jogador desabou no gramado e precisou ser retirado de ambulância.

Internado no Albert Einstein, em São Paulo, não resistiu e morreu seis dias depois, em 27 de agosto de 2024. Segundo o boletim médico divulgado na ocasião, ele sofreu morte encefálica após "parada cardiorrespiratória associada a arritmia cardíaca".

O São Paulo informou ainda que o valor referente aos royalties da camisa será destinado à família de Izquierdo. A peça, no entanto, não será utilizada em partidas oficiais.

Izquierdo não foi o único jogador a passar mal e ir a óbito no Morumbi. Em 2004, o zagueiro Serginho, do São Caetano, sofreu um mal súbito durante o confronto entre São Paulo e São Caetano e morreu horas depois.