Diário da Região

Onde estão os casos de intoxicação por metanol em São Paulo

Veja as cidades com casos confirmados ou em investigação no Estado de São Paulo; região de Rio Preto não registra ocorrências de intoxicação

por Redação
Publicado em 06/10/2025 às 08:00Atualizado em 06/10/2025 às 11:01
Fiscal usa luz em garrafa durante ação de fiscalização contra falsificação de bebidas (Pablo Jacob/Governo de São Paulo)
Galeria
Fiscal usa luz em garrafa durante ação de fiscalização contra falsificação de bebidas (Pablo Jacob/Governo de São Paulo)
Ouvir matéria

De acordo com a Secretaria de Saúde, São Paulo tem 162 casos, entre confirmados e investigados, de intoxicação por metanol. O balanço deste sábado indica 14 casos confirmados, com dois óbitos, ambos na capital. Outros 148 casos são investigados, sendo 7 óbitos. A região de Rio Preto não tem casos confirmados nem em investigação.

O número de prisões realizadas pela Polícia Civil de São Paulo em operações por conta de adulteração de bebidas subiu de 30 no balanço divulgado na sexta-feira, 3, para 41 no sábado, 4. As prisões se deram na capital paulista, Diadema, Santo André, Jacareí e Jundiaí. Além delas, foram apreendidos milhares de materiais, como garrafas, rótulos de marcas e outros. As ações fazem parte da força-tarefa do Governo de São Paulo para combater casos de contaminação por metanol. Ao todo, 11 estabelecimentos foram interditados pela força-tarefa.

As equipes da força tarefa estadual realizam novas operações na noite deste sábado (04). A força-tarefa do Governo de São Paulo conta com a participação da Polícia Civil, Secretaria da Fazenda, Procon-SP e vigilâncias sanitárias estadual e municipal. Ao todo, foram 11 estabelecimentos interditados cautelarmente. As autoridades realizam esse procedimento para colher amostras de bebidas e verificar suspeitas de contaminação por metanol, o que só acontece posteriormente pela Polícia Científica. Até lá, os estabelecimentos podem ser interditados por questões sanitárias, como falta de higiene no local e problemas no armazenamento de alimentos.

Recomendações aos consumidores

A intoxicação por metanol é grave, pode levar à cegueira permanente e até a óbito. O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas, além de produtos como combustíveis, solventes e líquidos de limpeza.

As unidades de saúde do estado estão preparadas para lidar com a situação. A Secretaria de Saúde recomenda evitar o consumo de bebida destilada que não saiba a procedência, e que o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.

Balanço sobre os casos de intoxicação por metanol (até sábado, 4 – 16h45)

Casos de intoxicação

162 casos no total, sendo:

148 em investigação – sete óbitos em investigação – quatro na capital, dois em São Bernardo do Campo e um em Cajuru

14 confirmados – sendo 2 óbitos na capital paulista

Municípios

Em investigação

Confirmados

ARAÇATUBA

1

CAJURU

1

CARAPICUÍBA

1

CUBATÃO

1

DIADEMA

6

EMBU

1

EMBU DAS ARTES

1

FERRAZ DE VASCONCELOS

1

GUARULHOS

1

1

ITAPECERICA DA SERRA

1

ITAQUAQUECETUBA

2

JACAREÍ

1

JUNDIAÍ

1

LIMEIRA

1

MAUÁ

1

OSASCO

9

RIBEIRÃO PRETO

1

RIO CLARO

1

SANTO ANDRÉ

7

SANTOS

1

SÃO BERNARDO DO CAMPO

29

1

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2

SÃO PAULO

75

11

SÃO VICENTE

1

TABOÃO DA SERRA

1

VINHEDO

1

Total Geral

148

14

Prisões em ações de combate à falsificação de bebidas

  • 41 presos em operações desde o início do ano, 19 delas nesta semana

Interdições de estabelecimentos:

  • 11 interdições:

Capital: Bela Vista (2), Itaim Bibi, Jardins e Mooca, M’Boi Mirim, Cidade Dutra

Grande SP: Osasco (2), Barueri (1) e São Bernardo do Campo (1).

Inscrições estaduais suspensas

Estabelecimentos proibidos de comprar e vender produtos

  • 8 estabelecimentos suspensos

  • 6 distribuidoras

  • 2 bares

Garrafas apreendidas

  • 6.900 desde segunda-feira (29)

  • Ao longo do ano, foram 50 mil garrafas apreendidas

  • 78,3 mil rótulos de marcas diversas utilizados em falsificações