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Pedágios 'Free Flow' se aproximam da região de Rio Preto

Mais dois pedágios do tipo free flow, que garante trânsito livre aos motoristas, sem a necessidade de enfrentar filas ou parar em praças, iniciaram a operação no interior de São Paulo

por Joseane Teixeira
Publicado em 15/10/2025 às 17:08Atualizado há 19 horas
 Pórtico para cobrança de pedágio no novo sistema será instalado em praças localizadas na região (Divulgação)
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Pórtico para cobrança de pedágio no novo sistema será instalado em praças localizadas na região (Divulgação)
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Nesta terça-feira, 14, a Ecovias Noroeste Paulista, que gerencia nove rodovias do interior paulista (entre elas a Washington Luís), anunciou a ampliação do sistema de pedágio eletrônico, o “Free Flow” para duas praças na rodovia Brigadeiro Faria Lima, aproximando a tecnologia da região de Rio Preto.

O sistema, que garante trânsito livre aos motoristas, sem a necessidade de enfrentar filas ou parar em praças, será habilitado nos pedágios de Dobrada (km 307) e Taiúva (357). Entre as cidades atendidas estão Matão, Jaboticabal, Taiúva, Bebedouro e Barretos.

A tecnologia Free Flow consiste em câmeras inteligentes que reconhecem os automóveis e os categorizam por sua altura, largura, comprimento e quantidade de eixos rodantes e suspensos. Se o motorista tiver TAG (dispositivo eletrônico que é fixado no para–brisa do veículo e funciona como um cartão de crédito para pagar pedágios) a tarifa é descontada automaticamente.

Caso o motorista não tenha o dispositivo ou a TAG não foi reconhecida, a placa fica registrada no sistema da concessionária e o motorista terá 30 dias para efetuar o pagamento por meio dos canais disponíveis: site freeflow.eco.br, aplicativo Ecovias Noroeste Paulista (iOS e Android), WhatsApp 0800 326 3663 ou totens instalados nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário.

É possível pagar a tarifa utilizando cartão de crédito, débito ou Pix. Nas praças onde o sistema for implementado, não haverá caixas para pagamento presencial.

Atualmente, o sistema já funciona em dois pontos: no quilômetro 179 da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis, e no 110 da Rodovia Carlos Tonanni (SP-333), em Jaboticabal.

“Observamos uma maior familiaridade dos usuários com o sistema. O uso das TAGs e o pagamento espontâneo aumentaram, o que demonstra um amadurecimento em relação ao modelo”, destaca afirma Danyel Nunes, diretor superintendente da Ecovias Noroeste Paulista.

A tendência, segundo ele, é que o Pedágio Eletrônico Free Flow se consolide como padrão nas rodovias estaduais nos próximos anos. No contrato de concessão da Ecovias Noroeste Paulista já está prevista a substituição de todas as praças físicas pelo modelo eletrônico, conforme programação acordada com o poder concedente. O Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) de concessão das rodovias prevê a instalação do Free Flow no pedágio de Catiguá em 2030.
O sistema prevê descontos que variam de 5% até 96% para o usuário frequente que utiliza veículos comerciais e de passeio.