Morre o empresário Osvaldo Graciani, fundador da Prever
Também advogado, ele foi diretor da Acirp, tesoureiro do América e criador de uma das maiores redes funerárias da região


Morreu nesta quarta-feira, 20, aos 78 anos, o empresário Osvaldo Graciani, fundador do Sistema Prever, uma das maiores redes de funerárias da região de Rio Preto. O falecimento ocorreu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ele estava em tratamento de saúde. Não há informações sobre a causa da morte.
Também advogado, Graciani foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Preto (Acirp) entre 2002 e 2006, presidiu o Rotary Club Norte, integrou o conselho da Associação Geronto-Geriátrica de Rio Preto (Agerip), atuou como tesoureiro-geral do América FC por oito anos e foi conselheiro do Rio Preto Automóvel Clube.
Criado por ele em 1971, o Sistema Prever expandiu-se de Rio Preto para Mirassol, São João da Boa Vista e Quirinópolis, no interior de Goiás.
O velório está marcado para sexta-feira, 22, das 9h às 16h, na Capela Prever. O sepultamento será no mesmo dia, mas o não foi informado o cemitério.
Manifestações
Em nota, a Acirp lamentou a morte de seu ex-presidente.
“A Acirp lamenta profundamente o falecimento de Osvaldo Graciani, ex-presidente da entidade e fundador do Prever. Empresário visionário, Graciani foi pioneiro ao estruturar e profissionalizar o setor funerário, transformando-o em um modelo de gestão que se tornou referência para o Brasil.
Sua atuação não apenas fortaleceu a economia de São José do Rio Preto, gerando empregos e inovação, como também inspirou empreendedores em todo o país, deixando um legado de empreendedorismo, ética e dedicação à comunidade.
Osvaldo Graciani marcou a história da Acirp e do empresariado rio-pretense com sua liderança firme e comprometida, ocupando, dentre outros postos, o da presidência da entidade entre 2003 e 2006. Sua ausência será sentida, mas seu exemplo continuará a orientar gerações.
Manifestamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e a todos que conviveram com ele.”
O deputado federal Luiz Carlos Motta afirma que recebeu "com tristeza a notícia do falecimento de Osvaldo Graciani (Nenê). Empreendedor visionário, fundador da Prever e liderança em diversas entidades de Rio Preto, deixou um legado de trabalho, generosidade e compromisso com a comunidade. Me solidarizo com Dona Cleusa, seus filhos, netos, familiares e amigos neste momento de dor. Que Deus conforte a todos e mantenha vivo o exemplo de simplicidade, fé e amor ao próximo que ele nos deixou".
O ex-prefeito de Rio Preto Edinho Araújo afirma que recebeu com "profunda tristeza" a notícia do falecimento. "Natural de Mirassol, Graciani construiu uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e pela dedicação à comunidade de São José do Rio Preto. Presidiu com competência a Acirp – Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, entre 2003 e 2006, período em que exerci o cargo de prefeito da cidade. Nesse período, cultivamos uma convivência produtiva, sempre guiada pelo compromisso com o desenvolvimento, a geração de emprego e renda. Era membro atuante do Rotary Club de São José do Rio Preto e um apaixonado pelo esporte, também atuou como diretor do América Futebol Clube, onde deixou sua marca de entusiasmo e apoio. Eu e Maria Elza expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família, em especial à esposa Cleusa Graciani", diz a nota.
A Unimed Rio Preto, por meio de seu presidente Marcelo Lucio de Lima, também lamentou "profundamente o falecimento de Osvaldo Graciani".
"Referência no setor de assistência funeral familiar há mais de 50 anos, Graciani construiu uma história marcada pelo pioneirismo, seriedade e cuidado com as pessoas, valores que permanecem como parte de seu legado. Neste momento de despedida, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colaboradores do Grupo Prever, desejando serenidade e conforto para atravessar esta perda".