Diário da Região
LUTO

Morre o empresário Osvaldo Graciani, fundador da Prever 

Também advogado, ele foi diretor da Acirp, tesoureiro do América e criador de uma das maiores redes funerárias da região

por Marco Antonio dos Santos
Publicado em 20/08/2025 às 14:22Atualizado em 20/08/2025 às 21:17
Exibindo 0 de 0
Empresário Osvaldo Graciani morreu aos 79 anos (Divulgação)
Empresário Osvaldo Graciani morreu aos 79 anos (Divulgação)
Empresário Osvaldo Graciani morreu aos 79 anos (Arnaldo Mussi)
Empresário Osvaldo Graciani morreu aos 79 anos (Arnaldo Mussi)
Ouvir matéria

Morreu nesta quarta-feira, 20, aos 78 anos, o empresário Osvaldo Graciani, fundador do Sistema Prever, uma das maiores redes de funerárias da região de Rio Preto. O falecimento ocorreu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ele estava em tratamento de saúde. Não há informações sobre a causa da morte.

Também advogado, Graciani foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Preto (Acirp) entre 2002 e 2006, presidiu o Rotary Club Norte, integrou o conselho da Associação Geronto-Geriátrica de Rio Preto (Agerip), atuou como tesoureiro-geral do América FC por oito anos e foi conselheiro do Rio Preto Automóvel Clube.

Criado por ele em 1971, o Sistema Prever expandiu-se de Rio Preto para Mirassol, São João da Boa Vista e Quirinópolis, no interior de Goiás.

O velório está marcado para sexta-feira, 22, das 9h às 16h, na Capela Prever. O sepultamento será no mesmo dia, mas o não foi informado o cemitério.

Manifestações

Em nota, a Acirp lamentou a morte de seu ex-presidente.

“A Acirp lamenta profundamente o falecimento de Osvaldo Graciani, ex-presidente da entidade e fundador do Prever. Empresário visionário, Graciani foi pioneiro ao estruturar e profissionalizar o setor funerário, transformando-o em um modelo de gestão que se tornou referência para o Brasil.

Sua atuação não apenas fortaleceu a economia de São José do Rio Preto, gerando empregos e inovação, como também inspirou empreendedores em todo o país, deixando um legado de empreendedorismo, ética e dedicação à comunidade.

Osvaldo Graciani marcou a história da Acirp e do empresariado rio-pretense com sua liderança firme e comprometida, ocupando, dentre outros postos, o da presidência da entidade entre 2003 e 2006. Sua ausência será sentida, mas seu exemplo continuará a orientar gerações.

Manifestamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e a todos que conviveram com ele.”

O deputado federal Luiz Carlos Motta afirma que recebeu "com tristeza a notícia do falecimento de Osvaldo Graciani (Nenê). Empreendedor visionário, fundador da Prever e liderança em diversas entidades de Rio Preto, deixou um legado de trabalho, generosidade e compromisso com a comunidade. Me solidarizo com Dona Cleusa, seus filhos, netos, familiares e amigos neste momento de dor. Que Deus conforte a todos e mantenha vivo o exemplo de simplicidade, fé e amor ao próximo que ele nos deixou".

O ex-prefeito de Rio Preto Edinho Araújo afirma que recebeu com "profunda tristeza" a notícia do falecimento. "Natural de Mirassol, Graciani construiu uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e pela dedicação à comunidade de São José do Rio Preto. Presidiu com competência a Acirp – Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, entre 2003 e 2006, período em que exerci o cargo de prefeito da cidade. Nesse período, cultivamos uma convivência produtiva, sempre guiada pelo compromisso com o desenvolvimento, a geração de emprego e renda. Era membro atuante do Rotary Club de São José do Rio Preto e um apaixonado pelo esporte, também atuou como diretor do América Futebol Clube, onde deixou sua marca de entusiasmo e apoio. Eu e Maria Elza expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família, em especial à esposa Cleusa Graciani", diz a nota.

A Unimed Rio Preto, por meio de seu presidente Marcelo Lucio de Lima, também lamentou "profundamente o falecimento de Osvaldo Graciani".

"Referência no setor de assistência funeral familiar há mais de 50 anos, Graciani construiu uma história marcada pelo pioneirismo, seriedade e cuidado com as pessoas, valores que permanecem como parte de seu legado. Neste momento de despedida, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colaboradores do Grupo Prever, desejando serenidade e conforto para atravessar esta perda".