Diário da Região
RADAR ECONÔMICO

ConstruSer 2025: quando a construção civil cuida de quem constrói

Responsabilidade social não é detalhe, é alicerce; investir em saúde, segurança, lazer e capacitação é valorizar vidas, reduzir acidentes, aumentar a produtividade e, sobretudo, dar ao trabalhador e à sua  família o orgulho de pertencer a um  setor que reconhece sua importância

por Rafael Luís Coelho
Publicado em 22/09/2025 às 21:21Atualizado em 23/09/2025 às 11:42
Rafael Luís Coelho (Divulgação)
Galeria
Rafael Luís Coelho (Divulgação)
Ouvir matéria

Você já imaginou um evento capaz de transformar um dia comum em uma experiência de cuidado, aprendizado e diversão para toda a família? Esse é o espírito do ConstruSer 2025, que será realizado no próximo sábado, 27 de setembro, em dez das principais cidades do estado de São Paulo, incluindo São José do Rio Preto.

Promovido pelo SindusCon-SP em parceria com Sesi, Senai e Seconci, o evento chega à sua 15ª edição celebrando a trajetória da construção civil, e sobretudo, as pessoas que dão vida a ela: os trabalhadores e suas famílias. Alcançar 15 anos de realização, reunindo milhares de famílias a cada edição, é um feito notável.

Neste sábado, das 8h30 às 16h, o Sesi Rio Preto se transformará em um espaço de cidadania, lazer e valorização humana. Haverá alimentação gratuita, sorteios de brindes, atendimento social e uma programação organizada em três grandes trilhas de atividades.

Na Trilha da Saúde, o público terá atendimentos gratuitos como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, cálculo do índice de massa corporal e oficinas de primeiros socorros. A Trilha de Geração de Renda oferecerá atividades práticas e oficinas que incentivam o empreendedorismo e capacitam familiares dos trabalhadores, reforçando a importância da autonomia financeira. Já a Trilha de Esporte, Cultura e Lazer promete momentos de descontração e integração, com gincanas, jogos coletivos e oficinas artísticas.

O ConstruSer mostra que a construção civil vai além de erguer prédios, pontes ou estradas e tem uma enorme responsabilidade social. O setor emprega mais de 3 milhões de trabalhadores no país, sendo 820 mil com carteira assinada somente em São Paulo. Esses profissionais, muitas vezes invisíveis para o olhar da sociedade, são essenciais para o desenvolvimento do país.

Quando o trabalhador se sente amparado, sua família também se fortalece. O reflexo aparece na estabilidade emocional, no desenvolvimento de comunidades e na aproximação entre o canteiro de obras, seu local de trabalho e o lar.

Responsabilidade social não é detalhe, é alicerce. Investir em saúde, segurança, lazer e capacitação é valorizar vidas, reduzir acidentes, aumentar a produtividade e, sobretudo, dar ao trabalhador e à sua família o orgulho de pertencer a um setor que reconhece sua importância.

Um trecho da música Cidadão, de Lucio Barbosa, traduz esse sentimento de pertencimento, respeito e empoderamento: “Tá vendo aquela igreja, moço? Onde o padre diz amém. Pus o sino e o badalo. Enchi minha mão de calo. Lá eu trabalhei também. Lá foi que valeu a pena. Tem quermesse… E o padre me deixa entrar… Cristo me disse… Não se deixe amedrontar…”.

Por trás de cada parede erguida, há uma rede de histórias, sonhos e esperanças. O ConstruSer celebra: construir cidades é construir um futuro mais humano, justo e sustentável. Afinal, a construção civil é feita de pessoas. E quando são valorizadas, reconhecidas e cuidadas, toda a sociedade ganha.

Rafael Luis Coelho

Diretor Regional do SindusCon-SP e da Citz Desenvolvimento Imobiliário