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ARTIGO

Dia do Cliente

O dia do cliente é uma excelente oportunidade para se aproximar dos consumidores

por Jocelaine Junqueira
Publicado em 12/09/2025 às 19:27Atualizado em 13/09/2025 às 09:24
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No dia 15 de setembro, comemora-se no Brasil o dia do cliente. Foi criada desde 2003 para homenagear os clientes e aquecer as vendas de setembro. Assim, todas as empresas, segundo a Receita Federal são mais de 95 mil CNPJs na cidade, de diferentes segmentos e nichos, podem aproveitar e promover ações para atrair e estreitar relacionamentos com seus clientes. Temos um salário médio de R$ 2.655,72 na cidade de Rio Preto, segundo a Relação Anual de Informações Socias, além de uma massa salarial média de 407 milhões de reais injetados na economia de Rio Preto mensalmente.

Essa celebração é vital para as empresas reconhecerem a importância dos seus clientes e fortalecerem o relacionamento. É necessário planejamento para promover ações eficientes e colher bons resultados. Algumas ações como criar uma campanha especial de Dia do cliente, utilizar as redes sociais, WhatsApp, site, hashtags, anúncios pagos, e-mail marketing com conteúdos temáticos e relevantes para ampliar o alcance da marca.

Para isso, aproveitar os diferentes recursos das redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok para realizar ações interativas com o público, será de grande importância. Lembrar-se de também inserir banners e pop-ups da campanha no site da sua empresa. O relacionamento é o foco desta data comemorativa, o cliente deseja ser valorizado e recompensado, para tanto, esperam ofertas irresistíveis, descontos, promoções, brindes, sorteios, concursos, frete grátis que poderão movimentar a base de clientes. Apostar em diferentes canais de comunicação, como anúncios no Google e nas redes sociais, pois esta data pode aumentar as buscas por produtos e serviços. Os posts criativos e relevantes estimulam a interação com o cliente e fortalecem o relacionamento.

Outra boa estratégia, é lançar novos produtos e serviços, oferecer exclusividade, pode levar o cliente a tomada de decisão, poderá ser um diferencial, já que a concorrência poderá apenas estar fazendo promoções. Outra dica, é fazer uma live de vendas para promover o Dia do cliente, que poderá ser pelas mídias sociais ou em uma plataforma de live commerce. É um ótimo momento para fazer um lançamento e oferecer ofertas válidas somente durante a live.

O dia do cliente é uma excelente oportunidade para se aproximar dos consumidores e mostrar que sua marca realmente se importa com eles. Além de ajudar a aumentar as suas vendas, vai contribuir para fidelizá-los a longo prazo. Criar uma experiência memorável, personalizar o atendimento e fazer com que se sintam únicos, é uma boa estratégia de fidelização.

Feedbacks recebidos durante o dia do cliente são de grande valia para fazer melhorias em produtos e serviços das empresas. A ACEMI (Associação Comercial e Empresarial de Mirassol) proporciona muitas oportunidades aos seus associados, networking é uma delas. Convidamos você, empresário, para participar da nossa próxima reunião da Rede de Negócios ACEMI, dia 24 de setembro das 7:30 às 9:30 no auditório da ACEMI.

Jocelaine Junqueira

Empresária, formada em Direito e Marketing, mestranda e membro do Conselho Consultivo da ACEMI.