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Dormir bem, postar melhor

Publicar por obrigação é como tentar dormir com  o celular na mão

por Flaviana Ribeiro
Publicado em 22/09/2025 às 19:11Atualizado em 23/09/2025 às 11:45
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Eu sempre dormi pouco, desde criança. E ficou pior depois de adulta: eu deixava algumas coisas para fazer no final do dia "porque rendia mais a noite". E para piorar, o celular ia para a cama comigo.

Só que a conta chega. Depois dos 40, tive que aprender a dormir. Mas 8 horas de sono? Impossível. Foi literalmente um aprendizado. Mas me adaptei à nova rotina e entendi: não precisava me "obrigar" a ficar na cama. Era melhor garantir 5h de sono de qualidade do que insistir em 8 horas ou mais de sono fragmentado e ruim.

Você já ouviu isso: não é a quantidade, mas a qualidade. Essa regra vale para (quase!) tudo. Vale para o sono. E vale para o conteúdo que você produz na internet.

Deixa eu falar rapidão sobre um erro tão comum quanto achar que dormir demais faz bem: acreditar que é preciso aparecer todo santo dia nas redes sociais. É post no feed, nos stories, vídeo grande, pequeno, artigo, hashtag... e começa tudo de novo.

Conteúdo bom não depende de frequência. Mas assim como o sono, precisa de qualidade. Publicar por publicar é como ir dormir e rolar de um lado para o outro esperando que alguma mágica aconteça. Spoiler: não acontece.

As redes sociais estão cheias de conteúdo que ninguém chega até o final. Para funcionar, conteúdo precisa de clareza, contexto e constância (e constância não é volume!). É isso que diferencia um post qualquer de um conteúdo que chama a atenção de quem decide. E mais importante: de quem confia em você.

Eu atendo executivos, no LinkedIn, que entenderam a brincadeira: não querem ser celebridades. Querem ser referência, querem ser lembrados no seu setor e na hora que o cliente toma a decisão de comprar. E talvez o maior desafio hoje seja justamente esse: dizer algo que vale ser lembrado.

Publicar por obrigação é como tentar dormir com o celular na mão: a gente até tenta convencer o corpo de que está em repouso... mas a atenção não tá lá. Fica pulando de estímulo em estímulo, sem parar para pensar no que de fato importa.

Aí esta semana recebi uma notícia boa demais: pelo segundo mês consecutivo, estou entre os 10 profissionais de marketing mais relevantes no LinkedIn Brasil, de acordo com um ranking que mede este alcance. Um reconhecimento que aconteceu depois que eu deixei de contar horas ou posts e passei a construir presença.

Agora me diga e você? Está usando o seu tempo para criar algo que vale a pena ser lembrado? Ou só rolando a timeline, como quem tenta dormir com o celular na mão? Eu levei quase 40 anos para aprender a dormir. Espero que você demore menos para entender que conteúdo bom é aquele que dá vontade de ficar até o fim.

Flaviana Ribeiro

Sócia da Prospecta Digital e especialista em conteúdo para LinkedIn.