Diário da Região
ARTIGO

Escola e família: a parceria para o sucesso

A cultura de proximidade resulta na construção de uma reputação sólida para instituição escolar

por Solange Pescaroli
Publicado em 11/08/2025 às 20:25Atualizado em 11/08/2025 às 23:31
Diário da Região
Diário da Região
Ouvir matéria

Como se constrói uma jornada educacional de sucesso? Muitos fatores estão envolvidos nesse processo, porém todos os recursos se tornam frágeis sem a construção de uma ponte sólida entre o ambiente escolar e a família.
Segundo a pesquisa da Fundação Lemann sobre “Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias”, 78% dos responsáveis pelas crianças nos anos iniciais encontram espaços nas escolas para tirar dúvidas, entretanto durante o percurso escolar, esse índice diminui para 65%. Isso evidencia a carência de ações que edifiquem uma parceria efetiva entre família e escola, movimentos que contemplem um espaço de recepção afetiva, escuta, diálogo, transparência, respeito, apresentação da proposta pedagógica com seus processos e esclarecimento sobre a dinâmica do trabalho dos educadores.

Dessa forma, alinham-se expectativas, dúvidas são esclarecidas rapidamente e a ansiedade diminui, construindo um ambiente de relação saudável.

O maior ganho dessa parceria é, sem dúvida, do estudante, uma vez que se sente seguro e acolhido pelos dois grupos sociais, imprescindíveis na sua formação. Muito mais que a necessidade de notas satisfatórias, ele aprende a comemorar conquistas, reconhecer limites, cumprir compromissos e agir com empatia. Assim, quando há a conexão entre escola e família, o aluno passa a reconhecer a educação como meio para levá-lo ao seu objetivo.

E quanto à instituição de ensino, a conquista dessa relação de confiança tem um valor imensurável, visto que manter um diálogo aberto, empático e com transparência desde a primeira visita da família à escola, diminui os ruídos das conversas paralelas, das cobranças infundadas e oferece a oportunidade de colher informações sobre particularidades de cada aluno, possibilitando uma adequação da abordagem pedagógica.

Além disso, a cultura de proximidade, confiança e transparência, resulta na construção de uma reputação sólida para instituição escolar. E, nesse clima de satisfação e pertencimento, promove um resgate natural do respeito e reconhecimento da importância do papel da escola como ambiente educacional, seguro e essencial.

Assim, como enfatizou a psicóloga americana Leigh L. Thompson (2013), a colaboração consiste em combinar talentos, habilidades e conhecimentos para alcançar objetivos comuns. E nesse caminhar entre escola e família se estrutura a ponte pela responsabilidade na construção de futuros cidadãos.

Solange Pescaroli

Gestora de relacionamento e fundadora da UMA