Lições da convenção da ABF 2025
No aspecto geral, a Convenção trouxe muito conhecimento e troca de experiências, permitindo a todos vivenciarem, entre outras, as palestras de grandes nomes do mundo empresarial me trouxeram vários e preciosos 'insights' para o universo do franchising

A Convenção ABF do Franchising 2025, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no final de outubro na Ilha de Comandatuba, Bahia, foi uma das maiores e mais relevantes edições nos últimos anos. Neste encontro, que reuniu 45 franqueados com recorde de participação, além de mais de 70 palestrantes e mais de 700 congressistas em quatro dias de intensa troca de experiências, conteúdo de qualidade e conexão, pudemos ver de perto as transformações e os desafios do setor no Brasil.
Como diretor da Regional do Interior de São Paulo, tive o privilégio de participar, como mediador, do painel “De 0 a 100 unidades”. O debate destacou que a expansão de uma rede de franquias é essencial para sua consolidação no franchising, mas há aspectos cruciais para quem quer crescer de forma sustentável e ir de 0 a 100 unidades franqueadas. Sob este contexto, moderamos um bate-papo entre Luciana Melo (Café Cultura) e Andrea Gomes (Grupo Roval – marcas Farmácia Roval, Roval Pet e Brasil Nutri Shop).
No aspecto geral, a Convenção trouxe muito conhecimento e troca de experiências, permitindo a todos vivenciarem, entre outras, as palestras de grandes nomes do mundo empresarial me trouxeram vários e preciosos “insights” para o universo do franchising.
O economista Ricardo Amorim, por exemplo, abordou o tema “Tendências globais, impactos locais: o que o franchising precisa fazer agora?”, evidenciando que, em tempos de imprevisibilidade econômica e geopolítica, mais do que nunca a adaptabilidade é diferencial, e que, mesmo em meio à automação crescente, o contato humano continua sendo o diferencial que transforma atendimento em experiência memorável.
Já o palestrante internacional Bryan K. Williams chamou atenção para a cultura como pilar estratégico nas redes de franquia: liderança, foco em pessoas, escuta ativa e excelência operacional não são luxo, são condição para a expansão ser algo mais que multiplicação de unidades.
De forma igualmente provocativa, o futurista Mike Walsh destacou os motores da nova revolução nos negócios, em especial a inteligência artificial, plataformas digitais e modelos de negócio que reconfiguram franquias e consumidores, reforçando que as redes que não se colocarem como agentes ativos dessa mudança poderão ver sua relevância declinar.
Na última semana, ao voltar desse encontro, compartilhei com equipes e franqueados de nossa regional que crescer é bom, mas crescer com qualidade é indispensável. A consolidação de uma rede no interior de São Paulo depende tanto da vontade de expansão quanto da disciplina de manter os padrões, da ambição aliada à responsabilidade, do entusiasmo de novos mercados com o respeito às origens da marca. A convenção deixou claro que o franchising brasileiro atravessa um momento vibrante, mas exige maturidade.
O sentimento final que nos deixou a Convenção da ABF 2025 foi de que crescer e prosperar são uma missão que podemos aprender e realizar. Que nossa região abrace com coragem e sabedoria a jornada rumo aos 100 e muito mais.
Guto Covizzi
Diretor da ABF Interior São Paulo e diretor de expansão da Bella Capri Pizzaria