Diário da Região
ARTIGO

O povo em último lugar

Vamos trabalhar para que  esses vereadores não sejam premiados com a reeleição

por Carlos Alexandre
Publicado em 26/09/2025 às 20:13Atualizado em 27/09/2025 às 11:59
Diário da Região
Galeria
Diário da Região
Ouvir matéria

Nesta quinta-feira, dia 25, a Câmara Municipal de São José do Rio Preto aprovou, por maioria de votos, o projeto enviado pelo prefeito Coronel Fábio Cândido (PL) que eleva o IPTU em até 20%.

A decisão ocorreu de forma atropelada, sem o devido debate com a população, sem audiências públicas consistentes e amparada em um estudo questionável, custeado com recursos públicos, que não convenceu nem as entidades de bairro nem os cidadãos que acompanharam atentos a sessão.

As associações de moradores e diversos munícipes se mobilizaram para assistir à votação, demonstrando de maneira clara sua contrariedade. Entretanto, os apelos feitos pelos vereadores contrários ao projeto, que inclusive apresentaram emendas para tentar reduzir os impactos sobre a população, foram solenemente ignorados pela maioria que se rendeu aos encantos e pressões do Executivo, para dizer o mínimo.

O resultado é amargo. Um aumento pesado, imposto de cima para baixo, que ignora o momento econômico difícil enfrentado por tantas famílias e coloca o povo em último lugar na escala de prioridades dos parlamentares que o aprovaram.

E, para agravar ainda mais o cenário, enquanto a Câmara votava esse projeto impopular, alguns vereadores optaram por faltar à sessão presencial, participando de maneira remota para não encarar a população que lotava as galerias. Triste postura de homens públicos que foram elevados a essa condição por voto popular.

Já o prefeito, autor do famigerado projeto, embarcou para uma viagem de dez dias aos Estados Unidos, com dinheiro público, igualmente fugindo do enfrentamento direto com o povo da cidade.

É preciso registrar com firmeza que não esqueceremos. Vamos trabalhar para que esses vereadores não sejam premiados com a reeleição. Apostaram na memória curta da população, mas deverão se surpreender quando chegar sua hora.

Trabalhar para que a população não caia no esquecimento é compromisso de todos os que estiveram presentes nas galerias do Legislativo. Nosso compromisso é com a justiça social, a responsabilidade fiscal equilibrada e o respeito ao cidadão, não com projetos de gabinete desconectados da realidade do povo trabalhador. O projeto do prefeito e a conduta da maioria dos vereadores que o apoiaram não são um caso isolado. Fazem parte da mesma lógica da direita que, em Brasília, insiste em ignorar os apelos do Governo Federal para aprovar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Enquanto se nega alívio ao trabalhador em nível nacional, em Rio Preto se impõe um novo peso, provando que o mesmo campo político age contra a população em todas as esferas.

Carlos Alexandre

Presidente do Partido dos Trabalhadores