Diário da Região
ARTIGO

Qual o futuro das políticas culturais de Rio Preto?

A conferência é aberta a toda população e é fundamental que todos participem

por Lawrence Garcia
Publicado há 22 horasAtualizado há 20 horas
Lawrence Garcia (Lawrence Garcia)
Lawrence Garcia (Lawrence Garcia)
Ouvir matéria

De ontem (12) a 14 de agosto, das 19h às 23h na Casa de Cultura Dinorah do Valle, acontece a 5ª Conferência Municipal de Cultura e esta é a nossa instância máxima de participação e do exercício da democracia. São nas conferências que tiramos pautas e deliberações que regem o futuro das políticas culturais de nossa cidade, boa parte do que hoje compõe o Plano Municipal de Cultura foi antes debatido e deliberado em uma conferência. A própria criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais e posteriormente sua transformação em tripartite já foi um dia somente uma pauta de uma das conferências anteriores.

Com a temática “Cultura – Política de Estado para o Desenvolvimento Econômico, Social e Humano”, a conferência deste ano será dividida em 4 eixos: “Plano Municipal de Cultura”; “Conselho Municipal de Políticas Culturais”; “Financiamento da Cultura” e “Acesso à Cultura” onde os participantes poderão discutir a fundo cada aspecto das atuais e futuras políticas culturais desenvolvidas no município.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais vem sistematicamente tendo protagonismo nas Conferências de cultura, não à toa 4 das 5 foram/serão realizadas desde a fundação do mesmo e este ano não será diferente, com vários membros na comissão de organização, este que é um dos conselhos mais democráticos da cidade e referência nacional por ser um dos primeiros tripartites e deliberativos no guarda-chuva da cultura, irá encabeçar as discussões e mais uma vez ceder suas expertises para o avanço da cultura rio-pretense.

Esta também é uma ótima oportunidade de rediscutirmos o tamanho do CMPC, pois com 78 integrantes muitas vezes as discussões ficam morosas e demoramos meses para de fato bater o martelo em uma deliberação. Partindo do princípio teatral de que “menos é mais”, estamos maduros o suficiente para fazer esta discussão com maturidade e sem preciosismos a fim de proporcionarmos celeridade e dinamismo nas discussões futuras.

A conferência é aberta a toda população e é fundamental que “não artistas” também participem, precisamos destes olhares, de saber a necessidade de cada bairro e como a população, no contexto geral, enxerga os caminhos a serem traçados. Ontem tivemos a cerimônia de abertura, uma palestra inaugural e aprovação do regimento. Hoje começa de fato as discussões e amanhã as deliberações. Então, caso não tenha feito sua inscrição, ainda dá tempo, podendo ser pelo site www.riopreto.sp.gov.br/conferenciacultura ou mesmo presencialmente, pois todos os dias terão pessoas no cadastramento antes de começarem os trabalhos.

Lawrence Garcia

Presidente do CMPC.