Rankings universitários
Os rankings oferecem às instituições um meio eficiente de aperfeiçoar seu desempenho

Os rankings universitários destinam-se a orientar estudantes do Ensino Médio com base em listagens comparativas, elaboradas por entidades externas, acerca da qualidade das instituições de ensino superior, facilitando a identificação das que eventualmente contemplem seus gostos e intenções profissionais. Em segundo plano, oferecem às instituições um meio eficiente de aperfeiçoar seu desempenho e condições de oferta, em resposta à expansão do ensino superior e da acirrada concorrência pela captação de estudantes. (Cabe lembrar, os rankings diferem dos sites universitários, que se limitam a descrever a imagem e o desempenho de uma única instituição, segundo seus pontos fortes.)
Entre outros rankings que avaliam o ensino superior no Brasil, destacam-se o “Guia da Faculdade do Estadão”, o “Ranking Universitário da Folha” e o “Ranking do MEC”, cujas avaliações cobrem, além das instituições, os cursos que oferecem, sempre com o objetivo de auxiliar os estudantes a tomar decisões sobre sua formação profissional.
Feita essa breve digressão, exibimos a seguir, a título de informação e curiosidade (e em adendo ao artigo "Vestibulandos e Calouros", Diário da Região, 21/9), o nome das 5 universidades brasileiras mais bem classificadas no ranking inglês “QS World University Rankings 2026” (edição de 2025), um dos mais prestigiados e influentes do mundo: USP, 108ª; Unicamp, 233ª; UFRJ, 317ª; UNESP, 450ª; PUC-Rio, 571ª.
Detalhe: nessa edição (a mais recente), foram avaliadas a qualidade e a reputação de 1.501 universidades de 106 países! Como de praxe, as 3 mais bem posicionadas na classificação geral foram: Instituto de Tecnologia de Massachusetts, USA, 1ª; Imperial College de Londres, UK, 2ª; Un. de Stanford, USA, 3ª.
Em seguida, destacamos as 5 melhores universidades brasileiras, segundo diversos rankings, nacionais ou estrangeiros (lembrando que USP e Unicamp, invariavelmente, aparecem nas duas primeiras posições, enquanto a posição das demais varia conforme o ranking): USP, 1ª; Unicamp, 2ª; UFRJ, 3ª; Unesp, 4ª; UFMG ou UFRGS, 5ª (dependendo do ranking). Por último, seguem os nomes das 5 melhores paulistas, ainda de conformidade com rankings recentes: USP, 1ª; Unicamp, 2ª; Unesp, 3ª; Unifesp, 4ª; PUC-SP, 5ª.
Antes de encerrar, fica a agradável sugestão para que os leitores interessados busquem se inteirar quanto ao grande número de estudantes rio-pretenses que fazem (ou fizeram) seus cursos de graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado nas mais destacadas instituições estrangeiras. De resto, fica a expectativa quanto ao interesse e à utilidade dos rankings aqui expostos para nossos vestibulandos.
Eurípides A. Silva
Mestre e doutor em Matemática pela USP, aposentado pelo Ibilce, campus da Unesp em S. J. do Rio Preto