Recalculando rota
Em Rio Preto, muito em breve, iniciaremos trabalho nas escolas para combater as bets

"Não podemos mudar o vento, mas podemos ajustar as velas". Esta frase de Confúcio nunca foi tão útil ao atual momento econômico brasileiro.
Na última semana o Copom aumentou novamente a taxa Selic, o que eleva os juros do País ao patamar de 15%. Isso sem nenhuma pandemia em vista e antes mesmo da escalada da nova guerra no Oriente Médio.
O atual contexto não é sinal de tempos difíceis, mas certeza. Salvo um milagre a taxa Selic poderá chegar a 16% e até mesmo o dólar, nas previsões menos otimistas, nos módicos R$ 6,00 (ou mais). Isso sem contar a alta galopante no preço dos alimentos que tem feito boa parte da população lembrar da década de 90 com os nada saudosos cruzeiro e cruzado.
Desde 2016, uma das minhas missões profissionais se tornou antecipar - através dos números e dados quantitativos - tendências e comportamentos de mercado.
Ao analisar amiúde o último boletim do Copom, posso afirmar que é necessário mais do que nunca pensar fora da caixa; ou melhor, DO caixa!
O endividamento das famílias brasileiras bateu recorde e já atinge quase 80%. A inadimplência também subiu, chegando a quase 50%. Resultado apenas de uma política econômica desastrosa? Claro que não, o imbróglio é bem mais complexo. Também passa pela total falta de educação financeira do nosso povo e ausência de domínio mínimo sobre geração de renda e consequente cultura de investimento.
Se você está na lista de endividados, comece agora a estudar aspectos básicos da economia e a pensar, urgentemente, em uma segunda fonte de renda. Ao sair da dívida, pare de "guardar" dinheiro e comece a "investir" dinheiro. Ao começar a investir, estude e se aprofunde para entender como o seu dinheiro pode multiplicar enquanto você dorme.
Os desafios do Brasil nesta esteira são imensos pois além de tudo, ainda somos a "terra do tigrinho".
Em Rio Preto, muito em breve, iniciaremos trabalho nas escolas para combater as bets (casas de apostas) e ensinar, ainda que superficialmente, nossos adolescentes e jovens o valor de poupar e investir com inteligência e estratégia.
Como diz Warren Buffet, "se você não encontrar uma maneira de ganhar dinheiro enquanto dorme, você trabalhará até morrer”. E acredite, o primeiro passo para sair do que Roberto Kiyosaki chama de "corrida dos ratos" pode ser justamente aquele livro empoeirado guardado na estante que você por preguiça nem chegou na página três.
Mario Welber
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo