Rio Preto: cidade média ou cidade de porte médio?
A cidade “média” possui variáveis como circulação de pessoas, valores e serviços

Direto ao ponto, as duas. Dependendo do critério, Rio Preto pode ser uma cidade média, diante dos papéis e funções que desempenha na região, ou cidade de porte médio, conforme número de habitantes.
O termo “porte” indica um valor em uma classificação definida por tamanhos populacionais, que no Brasil é estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o órgão, cidades de porte pequeno são as que atingem até cem mil habitantes. As de porte médio estão entre cem a quinhentos mil, e as cidades de porte grande estão acima de quinhentos mil habitantes. Neste cenário, Rio Preto, com os 480.393 habitantes (Censo 2022), enquadra-se como cidade de porte médio.
Mas, cidade “média” possui maior complexidade, com variáveis que consideram a circulação de pessoas, mercadorias, valores, serviços e informações.
Assim, a cidade média brasileira é compreendida por seus distintos papéis e funções de comando e intermediação com a região e seu alcance nacional/global. Ou seja, apresentam o papel de comandar, polarizar e intermediar sua rede urbana próxima e são caracterizadas como “polo regional” ou “centro de região”.
Em Rio Preto, seus papéis de intermediação e comando são observados na quantidade de equipamentos de saúde de alta complexidade, com atendimento em hospitais, clínicas e laboratórios. Quanto ao comércio, o mesmo é notado pelo número de redes atacadistas e hipermercados, assim como a presença de shopping centers, lojas âncoras, franquias e concessionárias de veículos.
Instituições de ensino também exercem essa função. O número de vagas em universidades públicas e privadas atraem universitários de diversos estados.
O setor imobiliário com certeza é destaque e sua força dispensa comentários.
Os eventos culturais contribuem igualmente com essa característica: shows, feiras, teatros com atrações nacionais e internacionais movimentam região.
O agronegócio é outro setor que promove essa intermediação, considerando a rede agropecuária, bancos, logística e indústrias, interligando a produção regional aos mercados internacionais.
Vale destacar também toda a quantidade de órgãos e instituições do sistema de justiça, como tribunais, seções, varas, fóruns, procuradorias, bem como delegacias e batalhões de polícia e os papéis regionais de comando.
Portanto, Rio Preto é, ao mesmo tempo, uma cidade média e de porte médio, na qual a diferença conceitual e as configurações demonstram o poder de alcance e influência que essa cidade exerce no Brasil e no mundo.
Renan Gomes Moretti
Professor/Mestrado em Geografia. São José do Rio Preto/Bady Bassitt.