Diário da Região
ESPAÇO DO LEITOR

Cometa

por Da Redação
Publicado em 05/10/2025 às 07:00Atualizado em 05/10/2025 às 09:31
Espaço do leitor
Galeria
Espaço do leitor
Ouvir matéria

A hipótese de que os dinossauros foram extintos devido à queda de um cometa, há 66 milhões de anos, é amplamente aceita pela comunidade científica. Cinco anos atrás pudemos experimentar as consequências terríveis de uma pandemia que, embora não tenha tido o mesmo efeito do cometa, ceifou milhões de vidas, deixando cicatrizes em quase todas as famílias brasileiras.

Difícil de aceitar uma explicação para isso, a não ser pela ganância do ser humano, pois passada a pior etapa, tendo havido um pequeno decréscimo no número de habitantes do planeta e não tendo havido a destruição de nenhum bem utilizado no transporte e produção, ou seja, se a demanda voltou ao que era antes e a produção foi se normalizando, como se explica a manutenção de preços que subiram de forma exorbitante?

E quando a humanidade tentava deixar para trás esse triste episódio, como alguém que luta para sair do fundo de um poço e entreve a borda logo acima, eis que a belicosidade humana se aflora em ditadores e grupos terroristas, e as piores guerras que jamais pensaríamos presenciar, em pleno século XXI, nascem na Ucrânia e em Israel, arrastando o mundo todo novamente para baixo, fortalecendo o caos econômico, trazendo o descontrole do comércio e dos preços novamente.

Agora outra pandemia nos atinge, mas dessa vez uma pandemia econômica, criada pelo presidente Trump, cujo custo para a humanidade ainda será apresentado nos próximos meses e anos, mas com certeza será algo colossal. Deprimente é uma palavra muito fraca para expressar o que sinto, pensando nas vidas e no valor que a humanidade está jogando fora com tudo isso. É devastador! Estima-se que os países envolvidos nessas guerras já gastaram até agora perto de 1 trilhão de dólares, sem contar o custo da reconstrução de Ucrânia e Gaza. Imaginemos toda essa riqueza aplicada num período de paz, não para reconstruir, mas para criar e evoluir. E o custo de milhares de vidas e famílias destroçadas? Tudo por ganância e belicosidade. Cometa para destruir a Terra? Quem precisa dele?

Geraldo Costa Junior, Guapiaçu

Metanol

Sobre a reportagem "Preocupação com metanol faz Monte Líbano suspender venda de bebidas destiladas", escrevem "é melhor isso", "é melhor aquilo". A melhor coisa de todas é não beber! Todo mundo é adulto e já viu que o negócio é sério, ninguém vai morrer de ficar sem beber por um tempo até resolverem essa história. Tenham responsabilidade.

Bia Assunção, via Facebook