Doação

O Hemocentro São José do Rio Preto presta sua homenagem em reconhecimento aos louváveis esforços realizados pelo Diário da Região pela campanha de conscientização e incentivo à doação de sangue durante o Mês Mundial do Doador de Sangue, através da campanha Junho Vermelho.
Graças ao seu empenho e de toda a população, registramos 3.620 doações de sangue. Partindo do princípio de que cada doação pode salvar até quatro vidas, cerca de 15.500 vidas puderam ser salvas. O Hemocentro, em nome de todos os colaboradores e pacientes, agradece a iniciativa e a todos que atenderam ao apelo e nos ajudaram a salvar vidas.
Hemocentro de Rio Preto
Movimento
Vivemos em um mundo cada vez mais acelerado, estresse e cobrança, fazem parte do cotidiano da população. Atrelado a isso, estão problemas relacionados ao sono, ansiedade, dificuldades em concentração, que contribuem diretamente ao quadro de exaustão mental.
Em razão disso, existe um grande número de pesquisas e um crescente interesse sobre os efeitos dos exercícios no campo da saúde mental. A OMS sugere de 150 a 300 minutos de exercícios moderados por semana para pessoas da faixa etária de 18 a 64 anos, incluindo portadores de doenças crônicas e algum tipo de doença física, para benefícios substanciais à saúde.
No campo da saúde mental, a prática de exercícios tem se mostrado eficaz na redução dos níveis de estresse, através da liberação de neurotransmissores como endorfina e serotonina, que proporcionam uma melhora no humor e induzem a sensação de bem-estar.
A prática de atividades físicas também atua diretamente em fatores psicológicos como nos relacionamentos, e autoconfiança. Neste mesmo segmento, os exercícios aeróbicos estão relacionados a melhora cognitiva, preserva o cérebro, age contra a demência, minimizando o declínio cognitivo relacionado a idade.
Algumas abordagens terapêuticas como ioga, pilates e meditação também contribuem para melhora de sintomas de estresse e ansiedade. Utilizando o manejo da respiração controlada, técnicas posturais e concentração.
Em síntese, o uso de exercícios físicos como alternativa não-farmacológica pode ser um excelente coadjuvante no tratamento e prevenção de transtornos mentais, por promover diversas ações fisiológicas e psicológicas que contribuem na melhora da qualidade de vida da população.
Ana Paula Gonçalves, Rio Preto