Incêndios

Com a falta de chuvas, as queimadas voltaram a atingir algumas localidades do Estado de São Paulo como em outras unidades da Federação, representando riscos ao meio ambiente e à própria segurança dos motoristas no desempenho da sua atividade profissional.
No Brasil há uma grande quantidade de queimadas, principalmente nos biomas Amazônia e Cerrado. Nessas condições, alguns fatores têm feito as queimadas em nosso país aumentarem com o avanço do desmatamento, ampliação das áreas de pastagem e atividades econômicas ligadas à agropecuária.
Os incêndios podem iniciar-se de forma espontânea ou consequência de ações criminosas, as quais têm contribuído de forma decisiva, aumentando os focos de incêndios devido à sua propagação e dificuldade de controle, mesmo com a atuação do corpo de bombeiros por conta da extensão desses incêndios.
É certo que as principais causas de incêndio incluem fatores elétricos, circuitos-fechados, negligência humana, que são os casos de fumar, cozinhar sem supervisão, além do uso inadequado de atear fogo em lugares que oferecem perigo e que são reconhecidos também como fenômenos naturais como raios e calor intenso, estando dentro desse contexto causas artificiais e intencionais.
Há de se destacar nesta oportunidade o fato de que a maioria dos incêndios é causada por problemas elétricos, enquanto incêndios florestais frequentemente tem origem em descargas elétricas, atmosféricas e atividades humanas em busca de algum objetivo que possa se reverter em lucros com a própria exploração das matas e áreas queimadas.
Alessio Canonice, Ibirá
Fechamento
Sobre a notícia "Zappa's anuncia fechamento de unidade no Centro de Rio Preto", é triste quando um negócio fecha. Acredito que eles foram bem ousados em montar ali, a ideia é muito boa, mas o Centro tem tantos empecilhos como trânsito, zona azul, estacionamentos altos, aluguel alto... pode ser um dos motivos do fechamento
Enfim, desejo sorte nas outras unidades.
Cesar Marcondes, via Facebook