Turismo

Em função do Planejamento Estratégico do Ministério do Turismo, o Brasil é dividido em Regiões Turísticas, em nosso caso, Olímpia e São José do Rio Preto, além de mais oito cidades do entorno, fazem parte da Região Turística denominada “Águas, Cultura e Negócios” (a Rota Caipira), cujo trabalho de definição do Plano Regional de Turismo, foi brilhantemente assessorado pelo Senac, e desta forma, organizou alguns quesitos para que através do Plano, fosse possível planejar o segmento de turismo na referida Região Turística.
É importante destacar que o incremento do turismo em uma região, além de complementar as vocações de uma e de outra cidade, faz com que o desenvolvimento econômico e social seja uma realidade nestas regiões turísticas, como acontece em Gramado, em Bonito e em tantas outras destinações turísticas do Brasil.
Olímpia é muito forte no turismo de lazer em função de suas águas termais, lazer, entretenimento e cultura. São José do Rio Preto é forte no turismo de negócios e eventos, bem como também no turismo de saúde.
No ano de 2024 Olímpia e São José do Rio Preto foram classificadas como “Categoria A” no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo. Olímpia já era uma Estância Turística consolidada, enquanto São José do Rio Preto foi elevada ano passado à condição de MIT – Município de Interesse Turístico, pela SETUR-SP.
Uma Região Turística não se constrói do dia para noite. Agregar as características mencionadas acima, faz com que com Planejamento e também com uma boa dose de Cultura da Cooperação possamos ter uma Região Turística forte. Segundo Jaime Lerner “a cidade que é boa para o turista é, em primeiro lugar, muito boa para a população local!”.
Há de se considerar, portanto, que Olímpia é muito importante para São José do Rio Preto e vice-versa, e que através da entrada em operação do futuro aeroporto de Olímpia, toda a Região Turística “Águas, Cultura e Negócios” (Rota Caipira) será impactada. Portanto, amigos, caminhemos de mãos dadas em prol do Desenvolvimento do Turismo!
Arlindo de Lima Junior, Rio Preto
IPTU
Sobre a reportagem "Sob pressão, Coronel Fábio comunica vereadores da base que vai retirar projeto do IPTU", acho bom mesmo. Não fez nada pela cidade. A cidade está caótica. Podia pelo menos plantar ipês na cidade toda, nas avenidas, pra ver se melhora o calor. Mas não corta nem o mato.
Lúcia Lauer, via Instagram