Diário da Região
DIÁRIO TEC

O futuro da tecnologia, convergência, inovação e requalificação

IA, computação quântica, biotecnologia e robótica evoluirão de forma simultânea e sinérgica

por Cassio Simonato
Publicado em 26/12/2025 às 20:22Atualizado em 27/12/2025 às 13:15
O futuro da tecnologia (Divulgação)
Galeria
O futuro da tecnologia (Divulgação)
Ouvir matéria

O futuro da tecnologia após 2025 promete um cenário de transformações profundas e interconectadas, marcado pela convergência de tecnologias que, juntas, criarão uma nova revolução industrial, mais inteligente, autônoma e biológica.

Inteligência artificial (IA), computação quântica, biotecnologia e robótica evoluirão de forma simultânea e sinérgica, moldando o que será a base da próxima década.

IA como agente e não apenas ferramenta, a inteligência artificial deixará de ser um simples recurso analítico para se tornar uma agente ativa dentro das operações humanas. Os chamados agentes autônomos, capazes de tomar decisões complexas e executar tarefas com eficiência, já estão em desenvolvimento e deverão impulsionar significativamente a produtividade em todos os setores. Segundo especialistas da nossa região, o próximo grande salto será a busca pela inteligência artificial geral (AGI), capaz de realizar qualquer tarefa intelectual humana.

Tecnologia e biologia se fundem, uma fronteira entre a tecnologia e a biologia também ficará cada vez mais tênue. A integração entre IA, computação quântica e biotecnologia permitirá avanços impressionantes, como o aprimoramento neurológico, terapias personalizadas para doenças raras e a criação de “gêmeos digitais”, que simularão o funcionamento dos corpos humanos para diagnósticos e tratamentos precisos.

Embora ainda em fase experimental, a computação quântica será fundamental para resolver problemas antes impossíveis, como otimização energética em larga escala e simulações químicas e físicas avançadas. Espera-se que os próximos anos tragam avanços significativos em chips quânticos e correções de erros, que são barreiras atuais da tecnologia. O futuro também terá um compromisso claro com a sustentabilidade. A integração entre nuvem, edge computing e data centers tradicionais tornará o processamento de dados mais eficiente, seguro e ecologicamente responsável. Soluções tecnológicas verdes e uso consciente dos recursos naturais estarão no centro das inovações, como já debatemos aqui.

E finalizando com o avanço da computação quântica e das ameaças cibernéticas, a cibersegurança autônoma será uma necessidade. Tecnologias de criptografia pós-quântica já estão sendo testadas para proteger dados sensíveis em um mundo onde as barreiras digitais estão se tornando mais frágeis.

Chegando a hiperautomação, combinada com robótica avançada, poderá eliminar a necessidade de intervenção humana em diversas etapas de produção. Robôs humanoides estarão mais presentes, não apenas executando tarefas físicas, mas também atividades cognitivas, uma mudança de paradigma no mundo do trabalho.

O que nos espera depois de 2025 é um mundo mais autônomo, interligado e desafiador. O ritmo das transformações exigirá não só inovação, mas também responsabilidade, sustentabilidade e humanidade. Afinal, a tecnologia só faz sentido quando impulsiona o progresso humano. Fontes: Google, CNN e Olhardigital

NOTAS 

Futuro no olhar

Rio Preto foi a primeira cidade do Brasil a receber o FEMTO Z8 NEO, o equipamento oftalmológico mais preciso do mundo em sua categoria. O equipamento atua na criação de cortes ultrafinos e extremamente estáveis na córnea, etapa essencial para correção de grau, retirada do cristalino e tratamentos que exigem máxima precisão estrutural. Desenvolvido na Suíça, o laser de última geração está nas mãos do oftalmologista Dr. Thiago Pizarro, que investiu R$ 4,5 milhões para incorporar o sistema ao seu centro cirúrgico.

“O Z8 NEO leva a cirurgia ocular para um novo patamar ao operar com pulsos de energia extremamente baixos, na faixa dos nano joules, e com uma distância mínima entre a óptica e o olho. Isso permite um ponto focal ainda menor, cortes mais limpos, impacto reduzido nos tecidos e um nível de segurança intraoperatória considerado referência global”, afirma o médico.

A tecnologia pode ser utilizada em cirurgias refrativas (Z-LASIK, CLEAR, pockets intraestromais), na cirurgia de catarata (Z-CATARACT) e em tratamentos terapêuticos como ceratoplastias e túneis para anéis intracorneanos. Amplia a segurança em casos complexos também, como córneas frágeis, alterações estruturais e pacientes com riscos adicionais.

Referência em cirurgia refrativa e membro das academias Americana e Europeia de Oftalmologia, Thiago Pizarro já realizou mais de 65 mil procedimentos ao longo da carreira. Seu trabalho une método próprio, pesquisa e alta tecnologia para ampliar a independência dos óculos e transformar a experiência visual de milhares de pacientes.

Sem respirar

O Rio Preto Shopping Center e a Iprocessos não param e já lançaram o 1º Evento de IA nos Negócios que acontecerá dia 28 de janeiro.

O workshop promete um 2026 com muito mais produtividade através da tecnologia, trazendo palestrantes e painéis que farão todos mergulharem na prática como alcançar resultados com inteligência artificial.

Mais informações no site: https://www.empresasmaisinteligentes.com