Diário da Região
OLHAR 360

A despedida

'Toda unanimidade é burra, já dizia Nelson Rodrigues, portanto dizer que transmitimos doenças não é verdade. A culpa é do carrapato-estrela (nada a ver com a política) que é o vetor da febre maculosa'

por Regina Chueire
Publicado em 06/10/2025 às 22:34Atualizado em 07/10/2025 às 11:22
Regina Chueire (Regina Chueire)
Galeria
Regina Chueire (Regina Chueire)
Ouvir matéria

Recebi há algumas semanas uma cartinha que me deixou muito triste. Como sempre faço, compartilhando boas e más notícias, transcrevo o conteúdo que a missivista me enviou.

“Dra. Regina, sei que a senhora conhece muita gente e gostaria que divulgasse minha despedida e de minha família desta cidade que tanto amo. Cheguei aqui com o meu companheiro em 2010 procurando um lar. Logo me apaixonei por esta cidade tão solar, acolhedora e muita linda. Nas noites quentes de céu estrelado e lua magnífica formamos a nossa grande família.

Claro que a alimentação farta, rica em vitamina C, muito verde e água abundante favoreceu! Hihihi...se é que você me entende. Tivemos muitos filhos e netos, mais de 300, pois a tranquilidade da cidade estimulou ainda mais a nossa libido. Rio Preto é conhecida como a terra das oportunidades e aqui viramos um sucesso de público e crítica.

Fomos muito bem acolhidos, somos amados pelas crianças em forma de bichinhos de pelúcia, canecas, bonés e outros souvenirs; presença constante nas redes sociais, patronos de um bar que leva nosso nome, mascote de time de vôlei, banda de rock e bloco de Carnaval, ufa!

Toda unanimidade é burra, já dizia Nelson Rodrigues, portanto dizer que transmitimos doenças não é verdade. A culpa é do carrapato-estrela (nada a ver com a política) que é o vetor da febre maculosa. Somos apenas o motorista. Pensávamos que aqui era o paraíso, mas tudo mudou. Como leio os jornais que sempre deixam nos bancos dos parques, nos últimos meses só temos notícias lamentáveis.

Gosto de ler porque jornal é liberdade de imprensa e nos informa, ao contrário das redes sociais que são chapa-branca. Começou com a perda do patrocínio do Sesc para o Festival Internacional de Teatro (o FIT) - artistas do mundo inteiro vinham nos admirar na beira da represa.

Tirei até foto com ator famoso! Adoro ficar vendo os aviões sobrevoarem o meu habitat predileto - a Represa Municipal. Pois não é que agora Olímpia vai sediar o Aeroporto Internacional da nossa região? Já é a capital do turismo e tem bastante água, quem sabe vou para lá...

Falando em água, a última gota que transbordou o copo foi o retorno do Festival Oba para Votuporanga. Uma vez vi um outdoor na avenida dizendo que aqui era o melhor Carnaval do Brasil. E agora?

Minha família está espalhada em várias regiões de Rio Preto, estou preocupada, pois fico escutando as conversas aqui na pista da Represa e os moradores comentam do aumento do IPTU. Daqui a pouco vão querer cobrar da gente também...

Obrigada pela atenção, mas estou indo embora ou atrás do trio elétrico da Ivete em Votu ou para as piscinas de Olímpia ou quem sabe disputar o cargo de mascote com o Leão de Mirassol, já que aqui não tem mais futebol.

Quando aqui cheguei diziam que Rio Preto era tão grande que 'fazia sombra' nas cidades vizinhas. Tô vendo que vai acontecer o contrário. Um abraço da Capi e família.