Diário da Região
PAINEL DE IDEIAS

Professor e artista

Hoje, escreverei sobre quem já foi professor por um bom tempo, de forma regular, ainda que tenha ficado famoso por outro motivo

por Toufic Anbar Neto
Publicado em 14/10/2025 às 19:33Atualizado em 15/10/2025 às 10:54
Toufic Anbar Neto (Toufic Anbar Neto)
Galeria
Toufic Anbar Neto (Toufic Anbar Neto)
Ouvir matéria

O dia dos professores é uma das datas mais significativas para mim. É comemorado desde 1947. Já escrevi artigos sobre o quanto eles são importantes para a construção dos alicerces de uma sociedade e o quanto foram importantes na minha formação. Hoje, escreverei sobre quem já foi professor por um bom tempo, de forma regular, ainda que tenha ficado famoso por outro motivo.

A atriz Fernanda Montenegro foi professora de português para estrangeiros. O cantor Renato Russo, do grupo Legião Urbana, foi professor de inglês. O ator Juliano Cazarré também. O cantor Ritchie também deu aulas particulares de inglês para os brasileiros quando aportou no Brasil. A atriz Alessandra Negrini também deu aulas particulares de inglês. Professores de matemática tem a atriz Vera Holtz e o cantor Tito Madi. A viúva de Sílvio Santos, Iris Abravanel, foi professora do primário. Mesma ocupação da cantora Alcione, que foi demitida porque ensinava seus alunos a tocar trompete. A atriz e comediante Cláudia Jimenez era professora de escola infantil. O ator Paulo Gorgulho trabalhou com alfabetização de adultos. O ator Werner Schünemann foi professor de história assim como o ator Marco Ricca.

O cantor Tom Zé foi professor de música na UFBA. Dava aulas de harmonia e contraponto. O cantor Crioulo foi professor de arte-educação por 12 anos. A cantora Beth Carvalho também foi professora de música. Nara Leão foi aluna da academia musical de Carlinhos Lyra e Roberto Menescal e depois se tornou professora na mesma academia. A cantora Gretchen também foi professora de violão antes da fama. A jornalista e apresentadora Ana Paula Araújo (Bom Dia Brasil) foi professora de piano.

Professora de dança tivemos várias: A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes deu aula de balé. A atriz Mariana Xavier deu aula de lambada e lecionou gramática e literatura (tudo a ver...). O jornalista e apresentador Zeca Camargo deu aula de vários tipos de dança. A cantora Anitta dava aula de dança para crianças e idosos. A cantora Daniela Mercury, formada em dança pela UFBA, também foi professora de dança. O ator Sérgio Guizé foi professor de educação artística.

Músicas sobre a valorização do mestre, a lembrança da infância e o afeto pelo aprendizado são várias: “Pra você professor” de Thiago Seghetto, “Ao mestre com carinho” com Eliana, “Anjos da guarda” com Leci Brandão, a clássica “Meus tempos de criança”, de Ataulfo Alves e talvez a campeã, “Aquarela” de Toquinho e Vinicius, que fala sobre o processo de aprendizagem.

De qualquer forma, ser professor é uma arte. Pode-se aprender técnicas e aprimorar o ofício. Mas é um dom que nasce com a pessoa, como um artista. Se é verdade que a arte torna o mundo menos árido, a docência inspira e torna o mundo mais iluminado. Parabéns professores!

TOUFIC ANBAR NETO

Médico-cirurgião, diretor da Faceres, escritor e membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (Arlec). Escreve quinzenalmente neste espaço às quartas-feiras