Diário da Região
JORNALISMO

ANJ homenageia jornais centenários nesta quinta-feira

Durante evento, a Associação Nacional de Jornais irá entregar o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2025 ao Instituto Palavra Aberta

por Vinícius Marques
Publicado em 04/12/2025 às 03:29Atualizado em 04/12/2025 às 10:13
Marcelo Rech, presidente-executivo da Associação Nacional de Jornais (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Galeria
Marcelo Rech, presidente-executivo da Associação Nacional de Jornais (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Ouvir matéria

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) vai homenagear nesta quinta-feira, 4, os 13 jornais centenários associados. De acordo com o comunicado da associação, a solenidade será para reconhecendo da "contribuição decisiva para a história da imprensa brasileira e para a consolidação da democracia".

As homenagens vão ocorrer durante a cerimônia do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2025, no auditório da ESPM-TECH, em São Paulo, às 9h30.

“Os jornais centenários são guardiões da história do país, responsáveis por documentar a vida pública ao longo de gerações e por manter vivo o compromisso com a verdade factual”, disse o presidente-executivo da entidade, Marcelo Rech, no comunicado sobre o evento. O Diário da Região é associado da ANJ, entidade que reúne mais de 100 jornais brasileiros.

Durante o evento, a associação irá entregar o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2025 ao Instituto Palavra Aberta, em reconhecimento por sua atuação contínua em defesa da integridade da informação, da liberdade de expressão e da educação midiática no país.

"A entidade destaca que iniciativas como as do Palavra Aberta – especialmente na formação de professores, jovens e comunidades vulneráveis – são fundamentais para fortalecer a capacidade crítica da sociedade em um ambiente marcado pela desinformação", afirma a ANJ.

Serão homenageados nesta quinta os veículos Cidade On, de Ribeirão Preto, 120 anos; A Notícia, de Joinville, 102 anos; A Tarde, de Salvador, 113 anos; A Tribuna de Santos, 131 anos; o Correio do Povo, de Porto Alegre, 130 anos; o Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, 122 anos; a Folha de S.Paulo, 104 anos; a Gazeta do Povo, de Curitiba, 106 anos; o Jornal do Commercio de Manaus, 121 anos; o Jornal do Commercio do Recife, 106 anos; o Monitor Mercantil, do Rio de Janeiro, 113 anos; O Globo, também do Rio, 100 anos; e O Estado de S.Paulo, 150 anos.

Após a solenidade, haverá o painel sobre “IA e o futuro do jornalismo”, coordenado por Marta Gleich (diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS).