Deputados vão a atos bolsonaristas em Rio Preto e São Paulo e defendem anistia
Deputado estadual Danilo Campetti (Republicanos) e federal Paulo Bilynskyj (PL) vão a ato que amplia coro de bolsonaristas por anistia

Enquanto o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de trama golpista pela Procuradoria Geral da República, avança no Supremo Tribunal Federal, os atos marcados para este domingo, 7, tentam alavancar apoio para que projeto de anistia seja colocado em pauta no Congresso Nacional. Deputados de Rio Preto irão participar de manifestações bolsonaristas em São Paulo, em defesa da anistia a todos os envolvidos no 8 de Janeiro. A depender do texto que for a votação, o próprio Bolsonaro pode ser beneficiado.
O deputado estadual Danilo Campetti (Republicanos) e o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL) vão participar de atos em Rio Preto no período da manhã deste domingo, 7, e depois seguem para Sampa, onde o ato bolsonarista terá a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A proposta de anistia ganhou tração nos últimos dias.
"A anistia é necessária para pacificar o País e corrigir uma injustiça. Hoje vemos brasileiros condenados por crimes que não cometeram, enquanto quem praticou delitos graves, como corrupção, está solto e até voltou ao poder. Essa desigualdade fere a democracia e precisa ser reparada", afirmou Campetti.
"Não por acaso, o próprio presidente do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira, e o governador Tarcísio de Freitas já estiveram em reunião tratando do assunto, mostrando que há diálogo e empenho político para que a pauta avance", disse Campetti, por meio de sua assessoria. Campetti avalia que os atos do 7 de Setembro "ganharão força em todo o Brasil, demonstrando que a população continua mobilizada e vigilante na defesa da liberdade". Em Rio Preto, o prefeito Coronel Fábio Candido (PL) também deve participar da manifestação.
Já o deputado federal Paulo Bilynskyj, outro bolsonarista "raiz", também irá participar das duas manifestações e afirma que tem articulado politicamente em Brasília para que o projeto de anistia seja votado. "Na segunda-feira já estou indo para Brasília onde iremos articular a votação, o mais breve possível, desta pauta. Tenho certeza que estamos num momento único e que a votação finalmente está próxima e podemos fazer justiça", disse o parlamentar, por meio de seu assessor. "Tenho certeza que teremos a presença massiva do povo e iremos demonstrar a força do presidente Bolsonaro e dos conservadores paulistas e paulistanos", afirma Bilynskyj.
NOTAS
Na bronca
O ex-prefeito Edinho Araújo (MDB) voltou a criticar o governo do Coronel Fábio Candido (PL). Desta vez, a bronca ocorre em função da mudança do Centro Pop, que fica perto do viaduto Jordão Reis, para avenida Philadelpho Gouveia Neto, onde está a sede da Emurb. “A decisão é, no mínimo, desnecessária e atabalhoada”, afirma Edinho, por meio de nota divulgada por sua assessoria. Ele também criticou o fim do convênio com o Albergue Noturno.
Muda
Na sexta, o prefeito divulgou que o Centro Pop terá localização alterada, em coletiva ao lado da secretária de Desenvolvimento Social, Sandra Reis. Segundo o Coronel, ele não irá "voltar atrás mais". Na Câmara, a oposição já se mobiliza contra a novidade.
Nas redes 1
O vereador Alexandre Montenegro (PL) também postou críticas ao prefeito em função da mudança de localização do Centro Pop. "A grande questão é colocar ao lado do Hospital da Mulher e inutilizar uma praça esportiva", postou. Montenegro foi líder do prefeito na Câmara no início do ano e agora tem postura bem diferente. "Vou continuar pra cima, coronel", postou.
Nas redes 2
Coronel Fábio Candido rebateu o parlamentar na postagem. "O Centro Pop está sendo pensado para atender a quem mais precisa, com estrutura adequada, acessibilidade e integração com serviços de saúde e assistência". Afirmou, ainda, que nenhum espaço será 'inutilizado". E ainda, concluiu: “pode vir para cima”. Tarde de sábado movimentada nas redes sociais.
MAIS ESSA 1
A Comissão de Ética da Câmara de Mirassol recebeu denúncia da vereadora Fernanda Machado (PSD) contra o também vereador Edson Branco (Podemos), acusado por ela de ataques machistas. Antes de acionar o colegiado, a parlamentar, única mulher no Legislativo municipal, foi no último dia 29 de agosto à Delegacia de Polícia Civil, onde registrou um boletim de ocorrência por injúria e difamação.
MAIS ESSA 2
Ela relatou que teria sido alvo frequente de humilhações públicas por parte do vereador, que utiliza expressões depreciativas direcionadas à sua condição de mulher. No episódio mais recente, ocorrido em reunião no gabinete do prefeito, o parlamentar teria se exaltado após uma brincadeira feita pela colega, gritando: “Cala sua boca, sua linguaruda”. Em seguida, ainda teria acrescentado: “Vai chorar, agora? Pode chorar”.
MAIS ESSA 3
“As expressões que utilizei ‘linguaruda’ e ‘vai chorar?’ não caracterizam difamação e nem injúria perante o Código Penal. A vereadora se equivocou e esqueceu que temos imunidade parlamentar para discutirmos temas polêmicos. Inclusive, com a certeza do arquivamento desse boletim de ocorrência, acionarei criminalmente a Justiça contra a vereadora por denunciação caluniosa e também na esfera cível por danos morais”, respondeu o vereador mirassolense ao ser questionado pela Coluna.
‘PRINCESINHA’
Que Fábio Marcondes que nada. A dupla Henrique & Juliano está trazendo para evento de Rio Preto uma vaca nelore quatro vezes mais cara que aquela arrematada pelo vice-prefeito local em Brasília por R$ 900 mil. No caso, a “princesinha de quatro patas”, também da raça nelore, é avaliada em R$ 4,2 milhões.
Concurso
A Prefeitura de Rio Preto contratou a Vunesp para realizar concurso público para 577 cargos dentro da administração pública municipal. O concurso foi anunciado pelo prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), no final do mês passado e confirmado novamente em evento no gabinete do chefe do Executivo Municipal na quinta. A previsão da Prefeitura é de realizar o concurso até o final deste ano para início das contratações em 2026.
A postagem controversa de Branco...

Inebriado com o anúncio de que, enfim, vai assumir a Secretaria de Governo, feito pelo Coronel Fábio Candido no final da sexta-feira, 5, Anderson Branco (Novo) correu fazer uma postagem controversa em suas redes sociais. Uma imagem do notório traficante Pablo Escobar ao fundo, ilustrando a frase que seria de autoria do criminoso já morto: “Lealdade é meu código. Não negocio com traidor”. Pois bem, o material, repostado no perfil de Fábio Marcondes (PL), deixou meio mundo político intrigado, tentando entender o que dois secretários de um governo tomado por coronéis da PM veem de inspirador em figuras como Escobar. Aliás, Branco brinca quando dizem que o bigodão o deixou a cara do traficante. Questionado sobre a mensagem pretendida, Branco seguiu enigmático: “Fala de Lealdade. Gosto de frases fortes”, respondeu. Então, tá.