Protesto contra aumento do IPTU tem bate-boca com influenciadores de direita
Manifestação ocorreu na manhã deste sábado, Praça Rui Barbosa, no Centro de Rio Preto

Uma manifestação organizada por moradores, na manhã deste sábado, 4, contra o reajuste do IPTU, na Praça Rui Barbosa, em frente ao Praça Shopping, teve confronto entre militantes de esquerda e um influenciador de direita, em Rio Preto.
O ato teve como símbolo o enterro simbólico de caixões com os nomes de todos os vereadores que votaram a favor do aumento do imposto, além de caixões com fotos do prefeito Coronel Fábio Candido e de seu vice-prefeito, Fábio Marcondes, ambos do PL.
Um dos porta-vozes do protesto, o presidente do PT em Rio Preto, Carlos Alexandre Gomes, afirmou que a presença do partido teve como objetivo manifestar solidariedade à comunidade.
“Esse aumento não foi discutido, nem estudado, e foi simplesmente empurrado goela abaixo da população. Esse enterro simbólico serve para lembrar os vereadores de que o povo tem força nas ruas”, disse o militante.
Do outro lado, o ativista de direita Murilo Nascimento, acompanhado da influenciadora Estela Braga, foi até o ato público para criticar a forma do protesto, classificando os caixões como incitação ao ódio. Estela é sobrinha da jornalista Sabrina Braga, assessora de imprensa do prefeito coronel Fábio Candido.
“O país é livre e eles têm o direito de protestar, mas usar caixões significa incitar a morte. Se fosse a direita que fizesse isso, seríamos investigados. A pauta do IPTU não é o que me trouxe aqui. O problema é a forma: a política está se transformando em algo polarizado, e esses símbolos só alimentam esse clima”, declarou Murilo.
Uma equipe da Polícia Militar teve de intervir durante o bate-boca de Murilo com os militantes de esquerda, entre eles Arthur Grigolin, uma das lideranças da juventude petista. Os dois ativistas de direita foram retirados pelos policiais militares e levados até a calçada em frente ao Praça Shopping.
O ato terminou de forma pacífica, com os militantes deixando todos os caixões de papelão, com fotos dos vereadores, do prefeito e do vice, na frente do Praça Shopping. A intenção do grupo é repetir o protesto na terça-feira, durante a sessão da Câmara Municipal.