Tarifa de água sobe 5,68% a partir de agosto em Rio Preto
Reajuste foi aprovado em reunião do conselho do Semae na última quinta-feira, 10 de julho

Uma resolução publicada no Diário Oficial do Município neste sábado, 12, reajusta a tarifa de água e esgoto cobrada pelo Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) em 5,68% a partir de agosto.
A resolução é da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), da qual o Semae de Rio Preto faz parte.
O documento cita que o reajuste na tarifa, o primeiro no governo do Coronel Fábio Candido (PL), foi aprovado em reunião do conselho do Semae no dia 10 de julho. A autarquia é comandada por Rodrigo Carmona.
"Os novos valores estabelecidos nesta Resolução somente serão praticados pelo Semae – São José do Rio Preto, após 30 (trinta) dias da publicação desta Resolução, na íntegra, na imprensa oficial ou em jornal de circulação no Município de São José do Rio Preto, conforme determina o art. 39, da Lei Federal nº 11.445/2007, respeitando o período mínimo de 12 (doze) meses do último reajuste tarifário", diz a resolução.
Leia na íntegra nota do Semae sobre o aumento
"Os reajustes aprovados foram de 5,68% para as tarifas de água e esgoto e, para os demais serviços, reajuste de 5,32%.
O processo de reajuste tarifário ocorre pela agência reguladora mediante constituição de parecer técnico, aprovação pelo Conselho e, por fim, publicação da Resolução da agência reguladora com efeitos apenas 30 dias após publicação.
O Semae atuou em conjunto com a ARES-PCJ para instituição do menor reajuste possível, buscando assegurar a programação de investimentos e a permanência da Tarifa Social que beneficia cerca de 21.000 famílias, onde contas com até 10m2 de consumo mensal, pagam apenas R$ 12,00.
A intenção é seguir com a qualidade do serviço prestado e garantir que todo cidadão, independentemente da condição social, tenha acesso ao saneamento básico no município.
A decisão sobre reajuste é técnica e definida pela agência reguladora, com base no plano de ação de investimentos passados pela autarquia.
Nos últimos 6 meses, moradores do residencial Santa Catarina e do Brejo Alegre receberam a infraestrutura do Semae e o bairro São Pedro mineiro passa por estudos, para implantação de água e esgoto. Eram regiões esquecidas há mais de 15 anos que agora estão inseridas no atendimento dos serviços de saneamento básico de Rio Preto.
A atual administração segue com o compromisso de levar dignidade a todos os moradores da cidade, prestando serviço com eficiência e cuidado com as pessoas."