Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Após um acidente nuclear cidade foi abandonada e acabou ocupada por javalis que evoluíram rapidamente

Por Fagner Gregório
01/03/2026
Créditos: Shutterstock

Créditos: Shutterstock

Há mais de uma década, um acidente nuclear na central de Fukushima, no Japão, resultou na evacuação de cidades inteiras. O terremoto e o tsunami de 11 de março de 2011 deixaram vastas áreas desabitadas, criando um ambiente propício para a vida selvagem.

Com a ausência humana, a natureza começou a se reapropriar do espaço, permitindo que diversas espécies, incluindo javalis, ocupassem as ruas anteriormente habitadas. Após o desastre, cientistas observaram o que chamaram de “experimento natural”.

Os javalis que invadiram Fukushima não apenas se multiplicaram, mas também passaram por mudanças genéticas inesperadas. O cruzamento com porcos domésticos que escaparam de fazendas abandonadas contribuiu para a formação de uma nova população híbrida. Esse fenômeno despertou o interesse dos pesquisadores, que realizaram um estudo genético para entender as implicações desse cruzamento.

Créditos: Shutterstock

A dinâmica da reprodução híbrida

O estudo, conduzido pela Universidade de Fukushima, analisou o DNA de 191 javalis híbridos. Os resultados revelaram que a biologia dos porcos domésticos, que podem se reproduzir durante todo o ano, acelerou o processo reprodutivo.

Essa vantagem permitiu que a nova população se expandisse rapidamente em um ambiente sem predadores e com recursos abundantes, como campos agrícolas abandonados.

Um aspecto surpreendente da pesquisa foi a rápida diminuição dos genes de porco doméstico na população híbrida. Com o tempo, à medida que os híbridos cruzavam entre si e com javalis selvagens, as características dos porcos domésticos começaram a desaparecer.

Em apenas cinco gerações, muitos indivíduos apresentavam características quase indistinguíveis dos javalis puros, evidenciando a força da seleção natural. As conclusões do estudo, publicadas no Journal of Forest Research, têm implicações importantes para a gestão de fauna invasora. 

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fagner Gregório

Fagner Gregório

Jornalista graduado pela SATC (Santa Catarina), atua na produção de conteúdo jornalístico para web. Tem experiência em redação de portais (4oito) e jornais, além de assessoria de comunicação. Escreve principalmente sobre programas sociais como Bolsa Família, Caixa Tem e benefícios do Governo.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sexto menor país da Europa é conhecido como o “Paraguai da Europa”

09/06/2026
Créditos: Instagram/Thiago Almada

Thiago Almada rejeita o Flamengo e define onde quer jogar em 2026

09/06/2026
Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Brasileiros nascidos em julho já têm data para receber o Saque-Aniversário do FGTS

09/06/2026
Créditos: Gilvan de Souza/Flamengo

Enquanto um técnico português rejeitou treinar o Flamengo, Sampaoli acertou com um novo clube

09/06/2026
Créditos: Magnific

O que acontece se eu encontrar uma pepita de ouro no meu terreno?

09/06/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades