• Publicidade Legal
  • Fale conosco
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

A China já é gigante e agora vai construir uma nova ilha flutuante para suas pesquisas

Por Fagner Gregório
31/03/2026
China

Créditos: Shutterstock

A China deu um passo significativo ao anunciar a construção da primeira plataforma marinha de grande porte do mundo, localizada em Xangai. Essa nova estrutura será projetada para realizar pesquisas em alto-mar, permitindo a exploração científica sob diversas condições climáticas.

A informação foi divulgada pela CCTV+, parceira da TV BRICS, destacando a importância desse projeto para o avanço da pesquisa oceânica. A plataforma será uma embarcação semi-submersível de casco duplo, com capacidade para operar em profundidades de até 10 mil metros.

Esse design inovador permitirá a realização de testes em larga escala com equipamentos de águas profundas. A conclusão da ilha flutuante está prevista para 2030, marcando um marco no desenvolvimento de infraestrutura para pesquisa marinha.

Recomendado para você

  • Flamengo assina com atleta até 2029 e Zenit define preço para vender Luiz Henrique
  • Clube do Vozinha negocia com zagueiro do Galo; Botafogo assina com jogador importante
  • Vasco apresenta proposta por atacante do Equador; Fluminense assina com volante até 2029
  • Enquanto Real Madrid não valoriza Endrick, cinco times querem o atacante

Desenvolvimento e inovação na China

O projeto está sendo desenvolvido pela Universidade Jiao Tong de Xangai, sob a supervisão do professor Xiao Longfei. A proposta visa unir a mobilidade das embarcações de pesquisa com a habilidade de operar por longos períodos em um único local.

O professor destacou que atualmente não existe uma plataforma que combine essas características, o que torna a nova construção uma solução inovadora para as necessidades de pesquisa em alto-mar. Segundo o pesquisador Yang Jianmin, a plataforma terá a capacidade de se mover rapidamente, semelhante a um navio de pesquisa.

Ao chegar ao local de operação, ela se estabilizará por meio de um sistema de lastreamento, permitindo a realização de estudos em condições marítimas desafiadoras. O uso da plataforma incluirá testes de sistemas de extração mineral, equipamentos marítimos e infraestrutura de petróleo e gás marinho.

Além de suas capacidades operacionais, o projeto também se propõe a acelerar a exploração de recursos marinhos. Ele visa estudar as mudanças sazonais nos ecossistemas marinhos, investigar a origem da vida e aprimorar a precisão das previsões de tufões. 

Clima feriado

Chuva forte 🌧️

Previsão indica muita chuva na Páscoa
Ver previsão
X

Chuva forte 🌧️

Ver previsão
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fagner Gregório

Fagner Gregório

Jornalista graduado pela SATC (Santa Catarina), atua na produção de conteúdo jornalístico para web. Tem experiência em redação de portais (4oito) e jornais, além de assessoria de comunicação. Escreve principalmente sobre programas sociais como Bolsa Família, Caixa Tem e benefícios do Governo.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Gilvan de Souza/Flamengo

Flamengo assina com atleta até 2029 e Zenit define preço para vender Luiz Henrique

07/08/2026
Créditos: Instagram/Vozinha

Clube do Vozinha negocia com zagueiro do Galo; Botafogo assina com jogador importante

07/08/2026
Créditos: Matheus Lima/Vasco

Vasco apresenta proposta por atacante do Equador; Fluminense assina com volante até 2029

07/08/2026
Créditos: Instagram/Endrick

Enquanto Real Madrid não valoriza Endrick, cinco times querem o atacante

07/08/2026
Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

INSS pode distribuir R$ 189 milhões por ano para entregadores do iFood

07/08/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades

Diário da Região - Variedades