Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Era a maior cidade do país e hoje tem só 1.133 habitantes

Por Fagner Gregório
21/11/2025

Rusokastro, hoje uma aldeia com apenas 1.133 habitantes, já foi uma das maiores e mais importantes cidades do sul da Bulgária. Com cerca de 52 acres de extensão, ela funcionava como um grande centro urbano fortificado, ocupando posição estratégica na fronteira com o Império Bizantino.

Desde o século VI, a área era reconhecida como ponto de defesa, e no século IX passou a ser oficialmente uma fortificação búlgara. Durante o reinado de Ivan Asen II, a cidade foi totalmente reconstruída.

Antigas estruturas foram demolidas e novas muralhas, portões fortificados, torres e sistemas de abastecimento foram erguidos. A intenção era fortalecer a região e consolidar Rusokastro como a principal cidade de proteção do território búlgaro, além de manter domínio sobre as rotas próximas ao Mar Negro.

Créditos: Facebook

Importância militar e transformações ao longo da história

No século XIII, tropas bizantinas reforçaram a fortificação da cidade, mas em 1304 a população local retomou o controle, devolvendo o território aos búlgaros. Em 1332, Rusokastro foi palco da batalha entre Ivan Alexandre e Andrônico III Paleólogo.

A vitória búlgara resultou em um tratado que ampliou os domínios do país ao sul da cordilheira Stara Planina, reforçando o papel estratégico da cidade. Além de sua função militar, Rusokastro também se destacou como centro comercial. Registros do geógrafo Muhammad al-Idrisi, dos séculos XI e XII, indicam que a região movimentava mercadorias e rotas de circulação importantes.

Documentos otomanos dos séculos XV ao XVIII confirmam que o local permaneceu ativo administrativamente ao longo dos anos. Após a Guerra Russo-Turca de 1877-1878, a aldeia foi incorporada à Rumélia Oriental e anexada oficialmente à Bulgária após a Unificação de 1885. Com o passar do tempo, perdeu relevância urbana e populacional. 

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fagner Gregório

Fagner Gregório

Jornalista graduado pela SATC (Santa Catarina), atua na produção de conteúdo jornalístico para web. Tem experiência em redação de portais (4oito) e jornais, além de assessoria de comunicação. Escreve principalmente sobre programas sociais como Bolsa Família, Caixa Tem e benefícios do Governo.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Resultado da Timemania hoje 09/06/26: Números sorteados e ganhadores com prêmio de R$ 34,5 milhões

09/06/2026
Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Resultado da Quina 09/06/26: Números sorteados e ganhadores

09/06/2026
Créditos: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Resultado da Lotofácil 09/06/26: Números sorteados e ganhadores

09/06/2026
Créditos: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Resultado da Mega-Sena 09/06/26: Números sorteados e ganhadores

09/06/2026
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sexto menor país da Europa é conhecido como o “Paraguai da Europa”

09/06/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades