Em Portugal, a Polícia Municipal de Lisboa (PML) foi flagrada apreendendo bicicletas pelas ruas da capital nesta semana. Imagens das ações foram registradas por moradores locais e ganharam repercussão ao serem colocadas nas redes sociais, especialmente no X.
Um dos registros mostra dois agentes policiais quebrando o cadeado de uma bicicleta estacionada ao lado de um poste de eletricidade. O veículo foi colocado na traseira de um carro junto com várias outras recolhidas anteriormente pelo município e levado embora.

De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a intervenção policial se deu para tirar as bicicletas obsoletas das ruas: “Incide sobretudo na retirada de bicicletas obsoletas, nomeadamente sem rodas, enferrujadas ou partidas que se encontram no espaço público e as que se encontram amarradas a sinais de trânsito e corrimãos”.
Ainda segundo a CML, diversas reclamações foram feitas à Polícia Municipal de Lisboa em relação a bicicletas, ciclomotores, trotinetes e atrelados estacionados sobre passeios, em violação do Código da Estrada e prejudicando a circulação dos cidadãos”.
Isso prejudica ainda mais pessoas com dificuldades de locomoção ou alguma deficiência, conforme o órgão. Para realizar o recolhimento das bicicletas, a CML se baseia no artigo 64.º do Código da Estrada.
Comunidade respondeu autoridade portuguesa
Em resposta à Câmara Municipal de Lisboa (CML), a organização local da CDU questionou a ausência de estruturas para estacionar as bicicletas e lamentou a medida que, segundo ela, é drástica de recolher os veículos sem aviso prévio.
Na visão da organização, a ação não resolve os problemas que estão postos e se baseia em uma “pedagogia da força” ao invés de uma abordagem construtiva. Os representantes abriram uma solicitação para obter mais informações a respeito do caso.





