• Publicidade Legal
  • Fale conosco
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Enorme jazida de gás de 28 bilhões de metros cúbicos equivalente a 8,28% de toda reserva do Brasil acaba de ser descoberta

Por Vitor Gonçalves
19/03/2026
Créditos: Marcelo Horn/Divulgação/TBG

Créditos: Marcelo Horn/Divulgação/TBG

Uma descoberta recente apontou grandes campos de gás equivalentes a uma parte de toda a reserva brasileira. O achado foi feito na Líbia, pela Eni, uma empresa estatal italiana que detém mais de 30% das ações por meio do Ministério da Economia e Finanças e da Cassa Depositi e Prestiti.

As instalações da companhia italiana estão localizadas a cerca de 85 km da costa, a uma profundidade de cerca de 200 metros, e a 16 km ao sul do campo de Bahr Essalam, que já está em operação. Em nota, a Eni informou que o gás está fluindo a uma pressão e velocidade que tornam a extração conveniente e rentável.

Créditos: Reprodução/Google Maps

Recomendado para você

  • Clube do Vozinha negocia com zagueiro do Galo; Botafogo assina com jogador importante
  • Vasco apresenta proposta por atacante do Equador; Fluminense assina com volante até 2029
  • Enquanto Real Madrid não valoriza Endrick, cinco times querem o atacante
  • INSS pode distribuir R$ 189 milhões por ano para entregadores do iFood

“Foram encontrados níveis mineralizados em ambos os poços da Formação Metlaoui, conhecida por ser a principal formação produtora da área. Os dados de perfuração indicam um reservatório de excelente qualidade, com produtividade confirmada por testes de produção”, comunicou a empresa.

De acordo com as avaliações volumétricas iniciais, as instalações contêm mais de 28 bilhões de metros cúbicos de gás. Para se ter uma ideia da quantidade, estima-se que os campos terrestres e marítimos na Itália abriguem aproximadamente 40 bilhões de metros cúbicos de gás. Os dois campos representam 70% do total das reservas do país europeu.

Transporte do gás não deve ser problema

No que diz respeito ao transporte e a logística, os novos depósitos não devem apresentar problemas para a estatal italiana. Segundo a Eni, a “proximidade às instalações existentes do campo de Bahr Essalam, o maior campo de gás offshore da Líbia em produção desde 2005, permitirá um desenvolvimento rápido graças à ligação às instalações já existentes”.

Ainda conforme a petrolífera, o gás será destinado “tanto ao mercado interno líbio como à exportação” para a península italiana. Os campos localizam-se a cerca de 200 km a sul de Lampedusa e o gás será transportado para Itália através do gasoduto GreenStream.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Vitor Gonçalves

Vitor Gonçalves

Jornalista graduado pela Universidade Paulista, é apaixonado por futebol e por palavras. Atuou por anos como redator em sites voltados ao futebol, agora atua na cobertura de tudo o que acontece no mundo da bola e de outros esportes.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Instagram/Vozinha

Clube do Vozinha negocia com zagueiro do Galo; Botafogo assina com jogador importante

07/08/2026
Créditos: Matheus Lima/Vasco

Vasco apresenta proposta por atacante do Equador; Fluminense assina com volante até 2029

07/08/2026
Créditos: Instagram/Endrick

Enquanto Real Madrid não valoriza Endrick, cinco times querem o atacante

07/08/2026
Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

INSS pode distribuir R$ 189 milhões por ano para entregadores do iFood

07/08/2026
Créditos: Bruno Peres/Agência Brasil

Correios estão entregando o novo RG para quem solicitar o documento pelo celular

07/08/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades

Diário da Região - Variedades