Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Procon faz comunicado para os brasileiros antes do Carnaval

Por Fagner Gregório
12/02/2026
Créditos: Unsplash

Créditos: Unsplash

Com a chegada do Carnaval, o Procon Pernambuco (Procon-PE) emitiu um alerta para consumidores e fornecedores sobre práticas abusivas que podem ocorrer durante as festividades.

O órgão enfatiza que todos os consumidores devem ser tratados de forma igualitária, independentemente de serem moradores locais ou turistas. O objetivo é garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados, evitando abusos comuns nesse período.

Créditos: Unsplash

Venda casada e cobranças diferenciadas

O Procon-PE destaca que a prática de venda casada e a cobrança de preços diferentes para turistas são condutas proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). A venda casada ocorre quando um fornecedor condiciona a aquisição de um produto ou serviço à compra de outro, sem permitir que o consumidor escolha livremente.

Essa prática é vedada pelo artigo 39, inciso I, do CDC, que proíbe essa condição para o fornecimento de produtos ou serviços. Além disso, a cobrança de valores diferentes com base na origem do consumidor é considerada prática abusiva.

O artigo 39, inciso V, do CDC proíbe exigir do consumidor vantagens manifestamente excessivas. Essa prática fere também o artigo 6º, inciso IV, que garante a proteção contra abusos no mercado de consumo, assegurando que todos sejam tratados de maneira justa.

O Procon-PE também ressalta que é dever do fornecedor garantir informações claras e objetivas sobre preços, produtos e serviços. Esse direito está assegurado pelo artigo 6º, inciso III, do CDC, que trata do direito à informação.

O artigo 31 determina que toda oferta deve apresentar dados corretos e precisos, incluindo características, quantidade, preço e eventuais condições de pagamento, em língua portuguesa.

Os consumidores que se sentirem lesados durante o Carnaval devem fazer uma denúncia através do e-mail: [email protected]. O Procon-PE se compromete a proteger os direitos dos consumidores e a garantir um ambiente de consumo mais justo durante as festividades.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fagner Gregório

Fagner Gregório

Jornalista graduado pela SATC (Santa Catarina), atua na produção de conteúdo jornalístico para web. Tem experiência em redação de portais (4oito) e jornais, além de assessoria de comunicação.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Reprodução/ SBT

Revelado quanto Boris Casoy recebia como jornalista no SBT

03/04/2026
Créditos: Shutterstock

Inteligência Artificial escolhe qual a melhor praia do Brasil

03/04/2026
Créditos: Freepik

Marca de carro mais vendida em 2025 vendeu 11,3 milhões de unidades

03/04/2026
Créditos: Shutterstock

Jovem revolucionou a construção civil ao criar o cimento magnético

03/04/2026
Créditos: Freepik/Rawpixel.com

Refrigerante fica no passado com a chegada de nova bebida saborosa para as refeições

03/04/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades