Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cidade mais quente do Brasil foi fundada em 1616 e é a porta de entrada de um dos maiores tesouros do país

Por Henrique Cesaretti
31/01/2026
Brasil

Créditos: Reprodução/Wikimedia Commons

A Amazônia é considerada justamente um dos maiores tesouros naturais do Brasil e do mundo. A floresta concentra a maior biodiversidade do planeta, rios gigantescos e recursos que influenciam o clima global. No entanto, existe uma cidade que simboliza a principal entrada para esse patrimônio.

Essa cidade é Belém, capital do Pará, fundada em 1616. Conhecida como a cidade mais quente do Brasil, ela também carrega o título de “Porta da Amazônia”. Até mesmo sua história está diretamente ligada à ocupação e à exploração da região amazônica.

Belém recebe esse título por ser a primeira grande metrópole ao se entrar na Amazônia pelo litoral. Localizada próxima à foz do rio Amazonas, a cidade funciona como ponto inicial para quem segue rumo ao interior da floresta. Justamente por isso, tornou-se estratégica desde o período colonial.

Ao longo dos séculos, a capital foi o principal elo entre a floresta e o restante do país. Produtos naturais, especiarias e riquezas da Amazônia sempre passaram pela cidade antes de chegar a outros mercados, no entanto, essa função vai além da economia.

A capital paraense também é considerada como um retrato vivo da cultura amazônica. A culinária com açaí, tacacá, jambu e peixes regionais mostra muito da relação direta com a floresta. Até mesmo os costumes do dia a dia reforçam essa identidade.

Belém é a cidade mais quente do Brasil?

Apesar de não ser necessariamente a cidade apontada como a mais quente do Brasil, Belém na verdade é a que registrou mais dias consecutivos com temperaturas acima das máximas registradas nos último anos. De qualquer forma, é sempre uma região muito considerada entre as com o maior calor do país.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Henrique Cesaretti

Henrique Cesaretti

Jornalista formado pela Universidade São Judas Tadeu (SP). Tem passagem pela Rede Minas de Televisão, além de sites esportivos como VerdãoWeb e SPFC.NET. Já atuou como correspondente para diferentes sites, com a redação de notícias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Resultado da Timemania hoje 09/06/26: Números sorteados e ganhadores com prêmio de R$ 34,5 milhões

09/06/2026
Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Resultado da Quina 09/06/26: Números sorteados e ganhadores

09/06/2026
Créditos: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Resultado da Lotofácil 09/06/26: Números sorteados e ganhadores

09/06/2026
Créditos: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Resultado da Mega-Sena 09/06/26: Números sorteados e ganhadores

09/06/2026
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sexto menor país da Europa é conhecido como o “Paraguai da Europa”

09/06/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades