• Publicidade Legal
  • Fale conosco
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Moradores de rua agora têm direito a benefício para voltar à sua cidade natal após decisão dessa prefeitura

Por Redação
26/06/2026
Créditos: Shutterstock

Créditos: Shutterstock

Pessoas em situação de rua que vivem em Belo Horizonte poderão contar com um novo benefício criado pela prefeitura para facilitar o retorno à cidade de origem. A medida foi oficializada nesta sexta-feira com a publicação da lei sancionada pelo prefeito Álvaro Damião, estabelecendo um auxílio voltado à população em condição de vulnerabilidade social.

A nova legislação tem como principal finalidade oferecer suporte em situações consideradas de risco circunstancial, garantindo que cidadãos sem condições financeiras possam realizar o deslocamento de forma segura e digna. A iniciativa busca ampliar a rede de proteção social do município, oferecendo alternativas para aqueles que desejam reconstruir a vida junto à família ou em sua cidade natal.

Entre os benefícios previstos está a possibilidade de concessão de passagens rodoviárias ou ferroviárias para viagens intermunicipais e interestaduais, sempre com partida de Belo Horizonte. A proposta pretende assegurar que o deslocamento ocorra em condições adequadas, reduzindo obstáculos enfrentados por pessoas que vivem nas ruas e não possuem recursos para custear o transporte.

Apesar da sanção da lei, a administração municipal ainda deverá regulamentar o funcionamento do programa. Caberá ao Executivo definir quais serão os critérios para acesso ao benefício, além dos documentos necessários, procedimentos de solicitação e demais requisitos para a concessão do auxílio.

A criação da medida teve origem em um projeto de lei apresentado pelo vereador Ville Santos. A proposta foi aprovada antes de seguir para sanção do prefeito e agora passa a integrar a política de assistência social do município.

Com a regulamentação, a expectativa é que o benefício ofereça uma alternativa para pessoas em situação de rua que manifestem interesse em retornar ao seu município de origem, fortalecendo ações de acolhimento e promovendo melhores condições de deslocamento para cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Redação

Redação

Informações direto da redação de variedades do Diário da Região.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Instagram/Nico Paz

Enquanto o Real Madrid embolsou R$ 354 milhões com a venda de Nico, o Barcelona pode receber R$ 510 milhões por Raphinha

26/06/2026
Créditos: Instagram/@equipedefrance

IA antecipa o placar de Noruega x França pela Copa do Mundo de 2026

26/06/2026
Créditos: Instagram/Sadio Mané

IA antecipa o placar de Senegal x Iraque pela Copa do Mundo de 2026

26/06/2026
Créditos: Shutterstock

Moradores de rua agora têm direito a benefício para voltar à sua cidade natal após decisão dessa prefeitura

26/06/2026
Créditos: SebraeRS/Divulgação

Quem é MEI consegue entrar no Bolsa Família?

26/06/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades

Diário da Região - Variedades