Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Supermercados deixarão de abrir aos domingos a partir de 2026

Por Fabio Malvezzi
23/12/2025
Créditos: Divulgação/Freepik

Créditos: Divulgação/Freepik

O ano está próximo de acabar e, por isso, é importante relembrar algumas coisas que mudarão para 2026. Entre essas alterações, aparece uma capaz de influenciar toda uma rotina. Especialmente de quem prefere ir aos supermercados aos domingos, antes da segunda-feira, para realizar as compras.

No Espírito Santo, o governo estadual decretou que os supermercados, os mercados e os atacarejos não abrirão mais aos domingos. A decisão se dá a partir de um acordo entre os sindicatos patronais e os trabalhadores. O início está previsto para o primeiro dia de março de 2026 e o término, outubro.

Após o dia 31 de outubro, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e o Sindicato dos Comerciários discutirão novas regras da Convenção Coletiva de Trabalho no estado.

O fechamento no dia anterior à segunda-feira é exclusivo de supermercados, mercados e atacarejos. Assim, as padarias, os açougues, lojas de rua e negócios familiares podem continuar abertos. O principal motivo para o decreto no Espírito Santo é o descanso dos trabalhadores.

O funcionamento dos supermercados e similares exige uma dedicação dos colaboradores que pode não ser saudável a longo prazo. Independentemente das escalas e revezamento de turnos. Diversos países da Europa já passaram pela fase de teste – a qual está Espírito Santo – e adotaram a prática no cotidiano. Resta saber se a população brasileira seguirá o mesmo caminho.

Será preciso uma reorganização dos consumidores na agenda de compras nos supermercados e, claro, uma compreensão dos empresários. Aliás, em algum momento, pode haver quedas no faturamento desses empreendimentos e, consequentemente, nos lucros do negócio.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fabio Malvezzi

Fabio Malvezzi

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), foi estagiário da CBN Campinas e Futebol Interior. Tem experiência como assessor de imprensa na Fibra Comunicação. É redator de notícias em geral.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Enquanto na capital todos querem distância, no interior de São Paulo virou ponto turístico

02/04/2026
Créditos: Wikimedia Commons

Vai viajar no feriado? Confira 3 cidades do interior de São Paulo perfeitas para visitar com a família

02/04/2026
Créditos: Divulgação/USP

Estudo da USP deixa moradores do interior de São Paulo preocupados

02/04/2026
Créditos: Freepik

Defesa Civil alerta sobre fenômeno capaz de aquecer as águas do oceano

02/04/2026
Seleção Brasileira

CBF promete pagamento de 1 milhão de dólares para Vini Jr, Marquinhos, Casemiro e outros jogadores da Seleção Brasileira

02/04/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades