A balsa é um meio de transporte extremamente comum, especialmente em regiões litorâneas e áreas cortadas por rios. Elas surgem como solução prática quando pontes ou túneis não existem, garantindo a ligação entre cidades e bairros separados pela água.
O principal problema com esse tipo de transporte é em relação ao longo tempo de viagem, visto que é um serviço que nem sempre oferece rapidez. Em dias de grande movimento, até mesmo pequenos trajetos podem levar longos minutos ou até horas, impactando a rotina de moradores, trabalhadores e turistas.
É justamente isso que pode estar prestes a mudar no litoral do estado de São Paulo, mais especificamente sobre as viagens entre Santos e Guarujá. Atualmente, a travessia por balsa leva cerca de 18 minutos, sem contar o tempo de espera nas filas, e até 1 hora pelo caminho rodoviário tradicional.
O governo federal, em parceria com o Governo de São Paulo, vai lançar em fevereiro a pedra fundamental e a ordem de serviço da construção do túnel submerso na região. A cerimônia deve contar com a presença do presidente Lula e de autoridades estaduais, marcando o início oficial da obra.
Justamente por ser um projeto aguardado há décadas na região da Baixada Santista, a obra tem forte simbolismo para moradores e turistas. A estrutura será a primeira do tipo no Brasil, um túnel imerso que vai permitir o trânsito de carros, bicicletas e pedestres.
Túnel terá grande impacto econômico para a região
O túnel certamente terá um grande impacto também do ponto de vista econômico. Com extensão total de cerca de 1,5 km, sendo 870 m de túnel submerso, a obra soma quase R$ 6 bilhões em investimentos. A iniciativa faz parte de programas de aceleração de crescimento e será executada em parceria público-privada.









